MACAU (Reuters) - Uma velha bola de basquete da marca Spalding, autografada por Michael Jackson e Michael Jordan, foi vendida por 294 mil dólares em um leilão de objetos de celebridades, apontado como o maior da Ásia, no centro de jogos de Macau.
Até 400 itens de celebridades foram colocados no leilão em Macau, incluindo um sutiã preto de Marilyn Monroe, um par de orelhas artificiais do Capitão Spock, sapatos de Bruce Lee, uma roupa do Batman e objetos dos Beatles, em um leilão de 3,2 milhões de dólares que foi encerrado no final do sábado.
As compras estavam medianas em alguns itens, mas aumentaram substancialmente para os objetos ligados ao Rei do Pop. A bola de basquete, usada no clipe "Jam", de 1992, teve vários lances altos até que um comprador norte-americano online finalmente chegou ao preço de 294 mil dólares, passando por muito o valor estimado pré-leilão, de apenas 600 dólares.
Outra venda relativa ao cantor, uma luva preta e um uma braçadeira alcançaram 216 mil dólares, enquanto uma jaqueta de "Beat It" foi levada por 156 mil dólares, mais de 19 vezes a estimativa pré-vendas.
Um leilão realizado em junho, no primeiro aniversário da morte de Michael Jackson, também teve forte demanda para os objetivos do ícone do pop, incluindo uma luva com cristais Swarovski que ele usou no Victory Tour, em 1984, e que alcançou 219,4 mil dólares.
Outros momentos marcantes do leilão em Macau, que teve a intenção de aproveitar o crescente interesse da Ásia na cultura pop, incluíram uma peça de vestuário de Michael Keaton, usada em "Batman Returns" e negociada por 43.750 dólares, e um vestido de veludo usado pela Princesa Diana, comprado por um museu da América do Sul por 114 mil dólares.
O tênis amarelo que o mestre das artes marciais Bruce Lee vestiu em seu último e inacabado filme, "Jogo da Morte", chegou a 12.500 dólares, enquanto um peça de vestuário do mesmo filme foi comprada por 18.750 dólares.
(Reportagem de Stefanie McIntyre e James Pomfret)
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE69902Z20101010