Biografia e músicas de Michael Jackson ajudam a aplicar os conectivos
Esse é o tema da aula de inglês desta terça-feira do Projeto Educação, com o professor Marco Antônio; saiba como utilizar as palavras que ajudam a dar coerência ao texto
Todo idioma possui palavras que ajudam a dar coerência ao texto: são os conectivos. Esse é o tema da aula desta terça-feira do Projeto Educação. Para ensinar o assunto, o professor de inglês Marco Antônio utiliza a música de Michael Jackson.
Aos cinco anos de idade ele começou a encantar o público com o talento para dançar e cantar. Era o caçula do grupo formado por cinco irmãos, os "Jackson Five". Em pouco tempo começou a carreira solo em que revelou toda genialidade na criação de músicas e coreografias.
A biografia deste que foi um dos maiores artistas-pop de todos os tempos ajuda na lição de inglês sobre os conectivos. “São palavras únicas, como ‘and’, ou em pares, como ‘both and’, que servem para unir orações ou palavras, dar coesão e coerência ao texto”, explica o professor Marco Antônio.
Para compreendermos o uso dos conectivos, o presidente do fã-clube de Michael Jackson no Recife conta um pouco da vida do ídolo, em inglês. “Michael Jackson was born in Indiana and amused the public”, afirma Wagner. Ele disse que Michael Jackson nasceu no estado americano de indiana e divertiu o público durante toda vida. “Essa sentença serve para adicionar uma ideia a outra, a conexão ‘and ‘serve para adicionar ideias”, explica o professor.
“He was a prodigy, so he become a star”, continua Wagner, dizendo que Michael foi um menino-prodígio e logo se tornou uma estrela. “Quando ele falou ‘he was a prodigy’, consequentemente por ser prodígio ele se tornou uma estrela”, explica o professor de inglês.
“He was both a good singer and a good dancer” - Wagner disse que Michel Jackson era tanto um bom cantor quanto um bom dançarino. Na frase em inglês, os conectivos usados são “both” e “and”. “Quando Wagner falou ‘he was both a good singer and a good dancer’, esse é um bom exemplo de conjunções de par”, lembra Marco Antônio.
Na letra da música Billie Jean também há as palavras conectivas. “Ele diz ‘she is just a girl who claims I’m the one, but the kid is not my son’, em português seria 'ela diz que eu sou o cara, mas a criança não é minha’, essa conjunção ‘but’ é adversativa, contrasta ideias”, conclui o professor de inglês.