"Ele veio para Zhongshan para conhecer a China", diz Liu Guangzhi, que agora vive no estado de Maryland, EUA. Tendo um bom domínio do inglês, em outubro de 1987, Liu foi designado para receber um grupo de turistas, entre eles Michael Jackson. Na época, Liu tinha apenas 23 anos de idade.
Jackson estava vestindo camisa verde-escuro, calças pretas e óculos de armação preta. Ele era simpático e parecia tranquilo. "Foi apenas no momento em que recebi a lista dos turistas que descobri que estaria recebendo Michael Jackson." A emoção de Lie ainda é evidente quando fala dos acontecimentos daquele dia, 22 anos atrás.
"Na lista, haviam arranjos para veículos e restaurantes. Então eu percebi que um superstar estava chegando!" Esta lista turística ainda é mantida em muito bom estado. Michael Jackson é o nome que está no topo. Na coluna "ocupação", se lê "atividade de entretenimento".
Lui concorda que, "a maioria de seus fãs na China lamenta que ele jamais tenha se apresentado no continente. No entanto, há 22 anos, ele pisou no solo chinês."
Michael Jackson e o guia turístico Liu Guangzhi na China, em 1987Visitando Yongmo Village, Sanxiang Town
Era um dia ensolarado e, naquela manhã, 12 turistas, incluindo Michael, chegaram à alfândega de Gongbei vindos de Hong Kong. Liu levou-os para Yongmo Village, Sanxiang Town, em seguida, para Cuiheng Village, Nanlang, a fim de lhes apresentar as belas paisagens da cidade natal de um grande homem. [Sun Yat-sen , o pai da moderna China].
Em 1987, embora a China ainda não estivesse muito aberta para a música pop estrangeira, um grande grupo de jovens em Zhongshan conhecia Michael Jackson, graças ao seu best-seller Thriller.
"Ele foi muito amável. Naquela época, ele não estava cercado por um grande grupo de seguranças. Em Yongmo Village, muitos turistas estrangeiros e moradores o reconheceram e pediram fotos e autógrafos."
Michael só passou 40 minutos em Yongmo Village. Ele estava obviamente muito interessado na aldeia chinesa, que não foi modernizada. "Ele ficou fascinado pelos campos de arroz, búfalos e patos na lagoa. Ao longo da estrada, haviam aldeias e quintas." Liu disse que a simpatia e hospitalidade dos moradores, bem como seu estilo de vida simples, atraiu Jackson profundamente. "Ele caminhou pela estrada da pedra azul em Yongmo Village, olhando com grande interesse para um bebê envolto em um pano. Ele também disse 'olá' para crianças e tirou fotos com uma idosa em frente à casa da mesma. Ele e seus acompanhantes levaram muitos vídeos e fotos da aldeia. "
Jackson levou uma foto de um grupo com crianças em Yongmo Village, que aparece em sua autobiografia. Na foto que Liu enviou para o nosso repórter, o jovem "Rei do Pop" está cercado por várias crianças encantadoras. Em seu rosto há um sorriso doce e expontâneo que o faz parecer o "Rei das Crianças." Michael escreveu expressando seus sentimentos, abaixo da foto: "Quando eu vi as crianças chinesas, eu não pude resistir a elas."
MJ e as crianças de Yongmo VillageVisita ao Museu do Dr. Sun Yat-sen
Eles almoçaram na Zhongshan Hot Spring Resort. Um grande grupo de americanos o viram lá e o reconheceram. Então, tiraram fotos com ele, muito empolgados. "Michael Jackson era vegetariano na época, então nós preparamos a comida vegetariana para ele. Fora isso, parecia que ele não era muito exigente quanto a comida".
Após o almoço, eles foram para Cuiheng Village, Nanlang Town. Eles visitaram o Museu do Dr. Sun Yat-sen, Zhongshan e o Memorial Middle School. "Como a principal atração em Zhongshan, o Museu do Dr. Sun Yat-sen, e as casas na Vila Cuiheng foram o ponto alto dos lugares para muitos estrangeiros", disse Liu.
Antes de chegar à China, Jackson não estava familiarizado com o Dr. Sun Yat-sen. Ele ouviu a introdução de Liu e paulatinamentecomeçou a entender o caminho revolucionário de Sun. "No Museu do Dr. Sun Yat-sen, ele mostrou grande interesse em arquitetura com características chinesas. Ele me pediu para contar-lhe histórias sobre o Dr. Sun Yat-sen. Ele parecia admirá-lo muito."
A fotografia do Dr. Sun Yat-sen, vestindo um terno túnica chinês atraiu a atenção de Michael. Ele perguntou sobre a origem e a concepção do terno túnica chinês. "Foi dito que ele teve uma túnica chinesa feita sob encomenda em Hong Kong e a trouxe de volta para os Estados Unidos".
Foto que MJ enviou autografada para LiuA visita de sete horas, terminou rapidamente. Antes de sair, Jackson disse a Liu Guangzhi que "o cenário de Zhongshan é semelhante ao da Suíça. Tudo é verde."
"Ele nos deixou com boas lembranças. Era muito quieto, mas também muito simpático e cumprimentava as crianças e tirava fotos com elas. Sua estadia foi tão curta que não tivemos a oportunidade de discutir temas específicos detalhadamente."
Liu lamenta por isso. Mas ele foi tocado pelo cuidado de Michael. "Quando ele voltou para Hong Kong, pediu ao seu agente para enviar a foto do grupo para mim - e ele a autografou."
Juntamente com a foto de Liu, ele enviou as fotos das crianças e da idosa em Yongmo Village também. Liu enviou essas fotos de volta para a aldeia. Até hoje, muitas dessas fotos permanecem nas casas dos moradores. "Para nós, era uma lembrança maravilhosa que Michael tinha nos fez guardar."
Em 1990, Liu Guangzhi requereu um estudo mais aprofundado nos Estados Unidos. Ele trouxe essas lembranças para os EUA com ele, incluindo a lista de turismo e fotos tiradas na época. Agora Liu os mantém como algumas de suas coisas mais preciosas. "Embora ele tenha partido, eu sempre penso nele quando eu olho para essas fotos. Ele é um superstar extraordinário e permanecerá em nossas mentes."
James Chen, 29 de junho de 2009
Fonte: ZS News