O famoso designer Mike Salisbury, o homem por trás da marca em uma infinidade de produtos diversos de HALO, o mais popular jogo de vídeo do mundo, Rolling Stone, surfistas e revistas Playboy e para O'Neill e Gotcha surfwear e o jeans Levi's 501 (uma marca criada por Salisbury) , é também o gênio por trás da icónica imagem de Michael Jackson em calças pretas, meias brilhantes, e sapatos e vestindo uma única luva branca. Depois respondendo a perguntas em e-mails sobre como a arte da capa do álbum de Jacksob "Off the Wall", Salisbury, decidiu contar a história.Eu conhecia o seu agente e liguei para dizer que Michael Jackson iria ser a maior estrela e eu estava ansioso para trabalhar com ele
O agente de Michael me chamou ao seu escritório e me mostrou a capa de seu álbum solo e me perguntou o que eu pensava. Eu disse a ele que parecia um anúncio barato para o departamento infantil na Macy's. 'Eu sei', disse ele. 'É um saco. " Eu pensava que Michael Jackson tinha o potencial para ser grande - o maior, então eu sugeri que ele me deixasse desenvolver algumas idéias.
Expliquei que eu estava criando uma metáfora. Eu lhe disse que Michael era apenas uma criança debaixo de seu pai, então eu acho que a capa do álbum devia fazer uma declaração de que sua estréia solo seria tão grande como Sinatra subir no palco em Las Vegas.
Expliquei o conceito, apontando para o tipo de desenho de moda e dizendo, que eu coloquei ele em um smoking. Era uma grande coisa!
O agente pensou e estava prestes a rejeitar a idéia inteira quando uma voz, um pouco estridente rangeu baixinho, 'eu gosto', e Michael saiu de trás da cortina que cobria a janela do escritório. "Vamos fazê-lo", disse ele, e assim o fizemos
"Eu quero usar meias brancas, 'Michael sussurrou para mim. Eles têm que ser meias über então ... realmente fascinante
A sessão de fotos foi tirada no Observatório Griffith, no Planetário de Hollywood. A esposa de Salisbury na época encontrou um smoking Yves St. Laurent em Beverly Hills ajustado para Michael. "Eu também disse a ele para obter sapatos como Gene Kelly usou em Um Americano em Paris. Quando fomos para tirar a foto, eu o instruí, a arregaçar as pernas da calça, colocar os dedos nos bolsos e puxar as calças para cima como Gene Kelly - para mostrar as meias. O sapato realmente fez as meias brancas funcionarem. A propósito, as meias foram feitas sob medida para Michael pelo famoso estilista de Hollywood Bob Mackie...
Michael subiu até o morro onde estávamos na frente do prédio, o mesmo local onde foi filmado a briga de faca no filme Rebelde sem Causa
Tinha apenas 21 anos e tinha um novo Rolls Royce. Ele estava um pouco amassado e ele dirigia mal.
Felizmente para nós, o banheiro das mulheres estava aberto e ele correu para lá e colocou o smoking.
Nós estávamos correndo e Michael não.
Depois de analisar suas primeiras fotos para a capa do álbum, Salisbury não achou que mostrou o Michael real. "Estávamos correndo e Michael não", disse ele. "Eu pensei que ele estava um pouco sério demais. Precisávamos filmar isto de forma diferente. Quero dizer, esta capa do álbum era apenas para ele, ele e não os outros quatro irmãos. Sugeri re-filmar e quando isso aconteceu, eu o dirigi para ser mais animado. Sugeri que ele sorrisse e exagerar para puxar para cima as calças e entrar nela como se estivesse dançando. Ele era um grande brincalhão e decidiu fazer as outras fotos. Fizemos o segundo ensaio fotográfico contra uma parede e voilá! Lá estava a nossa capa de "Off the Wall".
As meias brancas foram tão bem sucedidas em chamar a atenção para Michael e seus passos de dança, que houve uma conversa sobre fazer luvas também. "Eu senti que ia começar a olhar, literalmente, Mickey Mouse (e, claro, Michael era um grande fã de Mickey Mouse). Entre o agente, Michael e eu, nós tínhamos até uma luva branca reluzente. Outro grande lance de atenção", concluiu Salisbury .
Salisbury criou arte da capa do álbum de estréia de Michael Jackson "Off the Wall", em 1979. Hoje, Salisbury é reconhecido mundialmente como um dos líderes de talentos no design de marca americana. As pessoas vêem a sua obra todos os dias em algumas das mais reconhecidas empresas mundiais de design de produtos para empresas como Volkswagen, Suzuki, Honda, ea Hasbro - a maior empresa de brinquedos do mundo.
Sua obra também pode ser encontrado em toda a indústria do cinema. Salisbury ajudou a criar campanhas de marketing para mais de 300 filmes, incluindo os estrangeiros, Jurassic Park, Romancing the Stone, Os Salteadores da Arca Perdida e Moulin Rouge. O "luvas de boxe de explodir" que introduziu Rocky IV no mundo é uma imagem icônica de Salisbury que atraiu mais reconhecimento para o filme do que seu título, tornando-se o símbolo visual para o filme e a metáfora mais copiado de Salisbury. George Lucas é um colecionador de trabalho de Salisbury e recomendou-lhe a Francis Ford Coppola, que usou imagens de criações de Salisbury em "Apocalypse Now".
Seu trabalho inclui a criação na indústria da música as capas dos álbuns de George Harrison, James Taylor, Randy Newman, Rickie Lee Jones, Ry Cooder, Ike & Tina (para o qual ele ganhou uma indicação ao Grammy por um álbum de design), e muitos outros.
Fontes:http://bestofmichaeljackson.jclondon.com
http://www.michaeljackson.com