MJMoonwalker
Seja Bem vinda(o) ao fórum MJMoonwalker , para visualizar os nossos tópicos faça login ou inscreva-se.
Dispomos de uma grande variedade de material sobre o King of pop, desde Downloads, Notícias até a uma galeria de fotos de todas as épocas da vida do astro.
MJMoonwalker
Seja Bem vinda(o) ao fórum MJMoonwalker , para visualizar os nossos tópicos faça login ou inscreva-se.
Dispomos de uma grande variedade de material sobre o King of pop, desde Downloads, Notícias até a uma galeria de fotos de todas as épocas da vida do astro.
MJMoonwalker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MJMoonwalker

Se vocês precisarem de sinônimos para as palavras – talento, carisma e genialidade não procurem um dicionário. Apenas digam um nome: Michael Jackson
 
Início Trechos de análises de algumas músicas de MJ no livro "Man In The Music" Portal11ProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrar

Compartilhe
 

  Trechos de análises de algumas músicas de MJ no livro "Man In The Music"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Anoka Rosa Jackson
Administrador
Administrador
Anoka Rosa Jackson

Mensagens : 3968
Data de inscrição : 11/10/2010
Idade : 64
Localização : Lauro de Freitas - Bahia

 Trechos de análises de algumas músicas de MJ no livro "Man In The Music" Empty
MensagemAssunto: Trechos de análises de algumas músicas de MJ no livro "Man In The Music"    Trechos de análises de algumas músicas de MJ no livro "Man In The Music" EmptyTer Mar 06, 2012 8:10 pm

LIVRO:Man in the Music: The Creative Life and Work of Michael Jackson.
DE: JOE VOGEL
EDITORA: Sterling
LANÇAMENTO: 2011

O autor, Joe Vogel, já postou trechos do livro no The Huffington Post, os quais apresento aqui:

Sinopse seguida de trechos:

De Off The Wall a Invincible e além ... mais de 500 páginas explorando
Michael Jackson o artista. O resultado de cinco anos de pesquisas,
entrevistas e escritos. Abrange todas as músicas dos álbuns e vídeos da
carreira solo de Jackson. Revela o fascinante processo de criação e
evolução de sua música. Coloca o seu trabalho e legado no contexto
histórico e cultural.

Apresentando um prefácio assinado pelo editor do Rolling Stone contribuindo, Anthony DeCurtis

Fotos raras de arquivos pessoais de Michael Jackson.

MORPHINE:

No corajoso, assombrando "Morphine", Jackson aborda um assunto que nunca
tinha tocado antes. Para uma implacável batida funk, industrial, o
cantor dá uma bronca em explosões viscerais de raiva, agressividade e
dor. A raiva e decepção, combinado com o som que agride o ouvido,
(crítico musical Tom Sinclair descreveu como "alterna Trent Reznor Sturm
e estilo bumbum com pompa Bacharachian orquestrais"), para fazer uma
experiência de som estridente, especialmente para aqueles acostumados
com a leveza do pop melódico de Off the Wall e Thriller (embora deva ser
notado que canções como "Wanna Be Startin 'Somethin'" e "Billie Jean"
já estavam começando a descobrir a complexidade e dor representada
nestas faixas mais tarde). Mas, "Morphine " é melhor visualizado como
uma experiência - tanto musicalmente e liricamente - em representação da
experiência de dor física/psicológica, bem como sua liberação
temporária através de analgésicos narcóticos como a morfina e demerol.

Estes versos são, talvez, os mais comoventes (e trágicos) que Jackson
jamais cantou. Para além da literalidade da droga em si é anseio
persistente de Jackson para escapar da dor, a solidão, a confusão e a
pressão implacável. Neste breve interlúdio, ele transmite lindamente a
liberação suave, sedutora, mas temporária da realidade. Há um sentido de
contestação, de desespero, antes da alta termina abruptamente, onde
bateu o ouvinte está de volta ao mundo de duras acusações e angústia.
Sputnik Music descreveu essa seqüência musical como "um momento de
genialidade absoluta." A canção, escrita e composta inteiramente por
Michael Jackson, é uma de suas criações mais experimentais e
brilhantes...

Human Nature - ( de Thriller):

"Human Nature" é síntese -pop no seu melhor. "Simples, austera, bonita e
tranquila", escreve o crítico musical J. Edward Keyes, "o próprio
Jackson, uma vez descreveu como "a música com asas", e realmente, a voz
suave do cantor parece flutuar sem esforço sobre suas exuberantes cordas
sintéticas. Uma versão inicial da canção foi enviada a Quincy Jones
pelo grupo musical Toto. Jones deixou a fita correr, até que chegou uma
versão instrumental da faixa que ele imediatamente se apaixonou e trouxe
para Jackson. "Ele e eu concordamos que a música tinha a melodia mais
bonita que já tinhamos ouvido há muito tempo ", lembra Jones.

Em sua revisão de 1982, o New York Times chamou "Human Nature" de mais
uma música de Thriller "surpreendente": "Esta é uma assombração,
chocante balada de Steve Porcaro e John Bettis, com um refrão
irresistível, e ele deve ser um enorme sucesso." Na sua revisão de 2003
Slant Magazine concordou, chamando a faixa "provavelmente a melhor
composição musical no álbum e, certamente, uma das melhores baladas de
sua época, vale lembrar." Rolling Stone chamou de "frágil ...
maravilhosamente aberta e corajosa."

Facilmente uma das melhores performances vocais de Jackson, a música é
ainda reforçada pelo que é sutil, letras intrigantes: "Looking out
across/ the night-time", Jackson canta: " The city winks a sleepless eye
/ Hear her voice shake my window / Sweet seducing sighs... " A imagem
evoca toda a magia de uma cidade à noite, um homem jovem, como se
estivesse andando em um sonho, é observado (por "eletric eyes ) e
observa (''She likes the way i stare"). Tudo é vivido em uma espécie de
distanciamento fascinado mas parece que ele anseia por algo mais íntimo.

''If this town is just an apple,'' ele diz para si mesmo: ''Then let me take a bite.''

Liberian Girl - (de Bad):

Depois de Jackson alcançou o sucesso acelerou o ouvinte fora do mundo da
sociedade de controle, discriminação, hipocrisia e limitações [em
"Speed Demon"], estamos de repente transportados para a distante, primal
selvas da África. A justaposição é impressionante (e bastante ousada e
artística de um álbum acusado de ser comercialmente calculado). A
mudança de sons mecânicos naturais como os ruídos de motores de
dissolver o distante gritos de pássaros e animais. Para Jackson, esta
África imaginada parece representar uma parte mais pura, mais simples do
mundo, mais rico. É como se ele estivesse retornando para o local de
nascimento das origens da música para explorar o que ele pode nos
ensinar, para recuperar alguma essência que foi perdida. Desta forma,
"Liberian Girl" parece ser tanto uma canção de amor para a África e que é
o que ela significa, como é para qualquer uma mulher.

A música começa com a introdução suaíli bonita (falado por Letta Mbulu),
"Naku penda piya, naku taka piya - mpenziwe (que se traduz:" Eu também
te amo, eu quero você também - meu amor). Os arranjos exuberantes,
incluindo profundo sons de percussão e instrumentos exóticos, lindamente
apaixonado apoio vocal de Jackson, o anseio, que são,
indiscutivelmente, o seu melhor desde "Human Nature". Com efeito, como
"Human Nature" em Thriller (e "I Can't Help It" de Off the Wall)
"Libérian Girl" é a jóia escondida em Bad, muitas vezes esquecido em um
álbum de inúmeros hits bem conhecidos. A música é outro "cápsula do
sonho", uma fantasia cinematográfica em que Jackson transporta o ouvinte
para um paraíso vivo de possibilidades.

Fontes: Huffington Post
Site: Joe Vogel
Ir para o topo Ir para baixo
 

Trechos de análises de algumas músicas de MJ no livro "Man In The Music"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Joe Vogel: Trechos do livro "Man In The Music"
» Trechos do Livro: Conversas com Michael Jackson em Neverland
» Trechos de filme sobre Michael Jackson caem na rede
» Bad Tour - Fotos (algumas)
» Algumas memórias por Rob Hoffman

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MJMoonwalker :: Reinado :: Arquivos Moonwalker-