Barack Obama está à beira de perder a posse de uma luva de cristal usada por Michael Jackson na turnê Bad.
Em outubro, a administração de Obama tomou conta de cerca de US $ 71 milhões em bens apreendidos de Teodoro Nguema Obiang Mangue, filho do presidente da Guiné Equatorial. Entre os iates, carros, aviões e uma mansão de US $ 30 milhões em Malibu, estão incluídos 1,8 milhão de dólares no valor de memorabilia de Jackson.
Nguema nunca foi acusado de qualquer crime em sua terra natal, bem como nos EUA, portanto um Tribunal Federal da Califórnia analisou desfavoravelmente as tentativas do governo dos EUA de resgatar os itens do Rei do pop.
Os EUA acusam altos funcionários do governo da Guiné Equatorial de corrupção. Enquanto mais de 70 por cento da população vive na pobreza, os líderes do país, supostamente têm usado os recursos naturais de petróleo, madeira e minerais para sua própria vantagem. Nguema, que foi nomeado por seu pai para ser um ministro florestal, está acumulando lucros para si mesmo por meio de suborno e corrupção.
Nguema se mudou para os EUA em 1991 para estudar na Pepperdine University e, segundo o governo, as suas despesas na época eram pagas por uma empresa que opera petróleo dos EUA em seu país. Em 2010, depois que Jackson morreu, Nguema adquiriu um tesouro de memorabilia de Jackson, incluindo uma das famosas luvas do cantor.
Para tomar medidas contra alegada corrupção no paísaAfricano, autoridades norte-americanas apresentaram uma queixa contra Nguema com a intenção de apropriar de seus bens.
Nguema fez uma forte objeção à apreensão, e na semana passada, um juiz federal da Califórnia concordou com essa avaliação.
O juiz diz que o governo deve mostrar que Nguema acumulou uma fortuna de forma ilegal sob as leis de seu país, mas que a acusação do governo contra ele foi "enquadrada de uma forma vaga e generalizada" e não mostra como os seus bens foram obtidos de ganhos ilícitos.
O governo americano alegou que a luva de Jackson e outros bens de Nguema foram usados para mascarar a origem de sua atividade criminosa, mas o juiz diz que a queixa não alega particularidade suficiente.
Nguema recebe de volta suas posses, no entanto, o juiz permitiu que ao governo a oportunidade de alterar a sua queixa.
tradução de Ana Rosa
THE HOLLYWOOD REPORTER