MJMoonwalker Se vocês precisarem de sinônimos para as palavras – talento, carisma e genialidade não procurem um dicionário. Apenas digam um nome: Michael Jackson |
|
| Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ | |
| Autor | Mensagem |
---|
Tixa Administrador
Mensagens : 3665 Data de inscrição : 11/10/2009 Idade : 33 Localização : Quarteira
| Assunto: Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ Seg Jan 03, 2011 8:52 pm | |
| Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ:
Tradução por HISlover e Lari.
O timbre vocal (clássico) é dividido em Spinto (soprano ou tenor de peso intermediário, ou seja, cantando com certa força, para os leigos), contralto, barítono. Na música contemporânea Michael seria classificado como um alto teor (alcance bem alto).
Tecnicamente, Michael tem uma das melhores vozes da música contemporânea. Sua primeira vantagem é a velocidade natural de sua voz, bem como, a adequação de suas cordas vocais, que lhe permitem oscilar entre subir e descer de forma muito rápida, o que também permite que ele faça o seu soluço vocal sem engolir sua laringe! Ele tem a habilidade de cantar em staccato (soluços no meio da frase ou palavra), e cantar ritmos complexos no tempo perfeito. O melhor exemplo disto está na faixa-título de seu álbum de 1979, Off The Wall.
Michael possui um 4 oitavas vocais. Um piano é dividido em oitavas, uma oitava é, C, D, E, F, G, A, B, C, repetindo toda a sequência em seguida, com a mesma nota, cada vez mais agudo. (Christina Aguilera tem um 3 e um intervalo de meia oitava, Whitney 3, Freddie Mercury, 3 e meia. Mariah Carey afirma ter 5).
Sua voz vai de dois E abaixo de meio C (meio do teclado), para dois Bs acima da média C, ou 44 notas. Esta é uma variedade extremamente rara entre os cantores adultos masculinos. Basicamente Michael é capaz de alcançar oitavas, que outros tenores não podem alcançar, com a sua voz natural (sem sussurrar falsetes). Sua voz não é falsete, como muitos acreditam. Claro, MJ faz uso de falsete, mas esse é o intervalo de notas que ele pode cantar com sua voz de peito. Se você ouvir 'Butteflies' Acapella, você pode ouvir que todas as notas altas estão na voz de peito (cantadas com força) e não falsete (de levinho, sussurrado). “Don't Stop 'Til You Get Enough”, no entanto, é falsete.
A confusão que há entre o falsete de Michael e a sua voz de peito é devida ao fato de que o topo de alcance da voz do Michael é muito perto do início do seu falsete (um começa onde o outro termina, não há grande intervalo entre eles).
Voz de peito = a potência da voz vem do peito.
Voz da cabeça = a potência da voz está na cabeça (mais especificamente, no nariza – voz anasalada).
Misturadas = voz mista.
Falsetto (falsete) = Somente as bordas muito exteriores das cordas vocais são usados em falsete. Em vez de empurrar todo o ar através das cordas vocais a uma centena de km por hora, o falsete utiliza muito pouca pressão, e tem mais a ver com o espaço minúsculo por onde o fluxo de ar passa. Seria como puxar o bico de um balão em duas direções opostas para sair o som "fininho".
Vibrato = Quando a voz vibra. Michael foi um auto-didata em vibrato quando era criança, e o dominava (ver as “tremidinhas” da voz em “Never Can Say Goodbye” a capela e também “Who’s Loving You”).
Michael e Freddie Mercury têm sido citados como alguns dos cantores mais talentosos da idade moderna. Embora o intervalo de alcance da voz do Michael seja maior que o de Mercury, Michael não costumava exibir o seu potencial de voz. Freddie Mercury utilizava toda a sua extensão de voz para causar grandes efeitos, enquanto o Michael, propositadamente, guardava a voz, dependendo da música. Eram estilos diferentes.
Em “Billie Jean”, Michael provavelmente usa em torno de 2 e meio, talvez 3 das oitavas que ele possui, porque é isso que a música exige. Em 'The Wiz', ele canta “You Can't Win”, e é neste ponto que o seu alcance vocal é mais ouvido, bem como em “Who’s Loving You”. Sua voz atinge as notas mais baixas e mais altas naquela canção. Essa variação da voz de Michael também é ouvida no aquecimento de voz com Seth Riggs.
Houveram boatos de que Michael e Pavarotti iriam fazer um dueto juntos. Se tivesse acontecido, esse dueto teria sido uma boa oportunidade para mostrar a verdadeira flexibilidade da voz de Michael ao máximo.
“Uma coisa estranha sobre Michael Jackson é que ele tem uma voz totalmente espetacular, mas ele não sente a necessidade de nos surpreender com ela. De forma alguma. Sua técnica preferida para transmitir paixão é usar palavras. Nas suas músicas dançantes, sua voz parece tão dura (seca) e compacta quanto a percussão, reduzindo-se a fragmentos gelados do que é. Quando ele canta em estilo gospel, ele deixa estes arranjos em uma mixagem mais baixa, como em um segundo plano, enquanto a batida ou os vocais mais simples são o centro das atenções. Ou ele apenas coloca sussurros em destaque, enquanto vai escalando os outros arranjos à distância.” - Frank Kogan, crítico de música.
“Michael é sem dúvida um dos melhores músicos e vocalistas com quem eu já gravei. E, oh, ele é um homem de detalhes. Por exemplo, ao gravar, ele traz seu preparador vocal e aquece a voz por 2 horas antes de ficar à frente do microfone! Sim, ele faz isso durante um ou dois takes. Eu trabalhei com Michael durante quase 25 anos, e sempre foi assim. Ele é definitivamente dedicado e é o músico dos músicos. Outro exemplo, estávamos no estúdio e de repente eu ouvia “clank, bang, clank, raspar”, quando ia ver, era ele movendo os objetos ao redor da sala para mudar a acústica!” - Bruce Swedien, novembro de 2001.
Existe uma única prova de que Michael também usava sua voz de soprano clássico, em “Who Is It”, exibindo seu talento em diferentes estilos vocais. No início da música, antes da batida começar, há uma nota muito clara, que soa quase como um instrumento, ou um coro clássico. Com a ajuda de Linda Harmon... é o Michael! Pegue seu fone-de-ouvido e vá ouvir a música... você pode ligeiramente distingui-lo de Linda.
Foi dito que a Motown forçou Michael a cantar no seu limite, especialmente porque sua voz estava se desenvolvendo. Em função disse, ele manteve uma série de notas altas, mesmo após a sua voz ter se consolidado. E então, conforme ele ficou mais velho, sua voz ganhou notas mais baixas, dando-lhe a faixa de 4 oitavas.
Fonte: MJJBoard/The Essential MICHAEL JACKSON - "WHO'S LOVIN' YOU" Jackson 5 Live 29-05-1971, Gary, Indiana: |
| | | mila Visionary
Mensagens : 526 Data de inscrição : 16/11/2010 Idade : 35 Localização : Manaus-AM
| Assunto: Re: Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ Ter Jan 04, 2011 8:03 am | |
| |
| | | Anoka Rosa Jackson Administrador
Mensagens : 3968 Data de inscrição : 11/10/2010 Idade : 64 Localização : Lauro de Freitas - Bahia
| Assunto: Re: Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ Ter Jan 04, 2011 10:48 am | |
| Eu não entendi nada, mas deve ser coisa muito boa para Michael!!!!!!!!!!!!!!!!! “Michael é sem dúvida um dos melhores músicos e vocalistas com quem eu já gravei. E, oh, ele é um homem de detalhes. Por exemplo, ao gravar, ele traz seu preparador vocal e aquece a voz por 2 horas antes de ficar à frente do microfone! Sim, ele faz isso durante um ou dois takes. Eu trabalhei com Michael durante quase 25 anos, e sempre foi assim. Ele é definitivamente dedicado e é o músico dos músicos. Outro exemplo, estávamos no estúdio e de repente eu ouvia “clank, bang, clank, raspar”, quando ia ver, era ele movendo os objetos ao redor da sala para mudar a acústica!” - Bruce Swedien, novembro de 2001.
Amei este parágrafo! |
| | | Beta Bad
Mensagens : 83 Data de inscrição : 16/02/2010 Idade : 54 Localização : Belo Horizonte- Minas Gerais-Brasil
| Assunto: Re: Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ Qua Jan 05, 2011 10:18 am | |
| Eu li na antiga MJ Beats que na música Butterflies ele arrasa usando todo o potencial de sua voz , que até os leigos como nós podem perceber a mudança brusca que ocorre na entonação de sua voz e que não é prá qualquer um cantá-la não. Eu fico tonta só de ouvir, imagina se tentar cantar eu desmaio! Michael sempre será um ícone de perfeição. |
| | | lunamafalda Speechless
Mensagens : 2 Data de inscrição : 02/01/2011
| Assunto: Verdadeiro génio e talento Sáb Jan 08, 2011 11:35 am | |
| É por estas e por muitas outras que o considero o grande génio do século 20. |
| | | Anoka Rosa Jackson Administrador
Mensagens : 3968 Data de inscrição : 11/10/2010 Idade : 64 Localização : Lauro de Freitas - Bahia
| Assunto: Re: Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ Sex maio 11, 2012 4:47 pm | |
| Professores de música analisam a voz dele:
eu acho q ele tem a voz aguda D+ meio tenor ligeiro(correndo quase na velocidade da luz) ou contratenor mas so algem com a voz bem aguda como a dele ou se tiver um bom treinamento de falsetes e voz de cabeça essas coisas mas é bem individual
Também concordo, só que acho que ele deve ser um tenorino ou um contratenor, pois a voz dele é feminina mesmo falada. Parece que ele soa mais agudo que uma contralto. As canções deles tem notas muito agudas, tens mulheres que não conseguem cantar "Billie Jean" na mesma escala que ele.
é de invocar a tonalidade dele, os gritos deles, as vezes parecem falsetes porém saem muito alto para serem falsetes, o cara consegue agudos muito seguros e fora isso ainda tem respiração para dançar, o timbre dele é feminino ou ele conseguiu conservar os agudos infantis com tecnicas na pregas vocais? Eu acho muito de invocar o timbre dele!!!
mj canta muito ,,, até hoje!
conheço um cara : mmarky que tem o mesmo timbre e quando ele começa a cantar as musicas do mj até dá phaser!
agora gostaria de entender por que a galera do forum gosta tanto de classificar as vozes das pessoas...se é tenor ligeiro ou sei lá o que ... o que isso importa?????
pra mim o que vale pra ser analisado e discutido nao é a classificaçao e sim a tecnica , as melismas que só o mj faz,e o mais importante o feeling... acho que o mj ou o freddie mercury, david coverdale, janis joplin nunca se prenderam a estudos teoricos sobre o canto ... e fizeram historia com suas interpretaçoes e estilos proprios... mas acho que isso é assunto para outro topico
MJ tem muitas tecnicas vocais, ele é de um familia de musicos profissionais, com 5 anos apenas o cara ja cantava falsetes e fazia 3 oitavas em Happy Day, imagina? Eu quero saber quais as tecnicas dele e os timbres vocais... o cara canta muito!!!!!
Segundo uma professora de musica da UFBA, a voz dele a timbragem é igual ao de um menino de 12 anos, por isso ele alcança aqueles agudos!!!! Falsetes, eu tenho falsetes perfeitos e sem falhas, mas eu queria sacar mais quais os exercicios q ele faz, não para eu ficar igual a ele, e sim para adequar ao meu timbre vocal as tecnicas q ele faz, não posos me igualar a ele até pq faço apenas 2 oitavas e meia na escala vocal e 1 e 3notas de uma oitava para falsetes... No geral eu faço 3 oitavas e 3 notas na voz incluindo os falsetes, é logico. MJ faz 4 oitavas sem falsetes.
do fórum cifra club
Lisa Marie comentou no livro do Tamborelli (ñ sei se escrevi certo) que Michael não tinha voz aguda o tempo todo e que ele ficava zangado e falava palavrão como todo mundo... (isso é o que está no livro)'O músico e produtor Will.i.am disse que a voz de Michael Jackson é "perfeita". Ele afastou o temor de fãs que estavam preocupados com as condições do cantor depois de passar quase uma década sem se apresentar ao vivo.Durante uma sessão de gravação realizada com Will.i.am, Mike aqueceu e testou suas cordas vocais durante três horas para cantar uma música de cinco minutos, informa o site Starpulse.Will.i.am se impressionou e revelou que nunca havia visto nada parecido em nenhum cantor com quem já trabalhou. "Fergie não faz isso; Usher não faz isso. Ele é um perfeccionista e gosta de testar sua voz", disse. ''Voz: Tom natural de Michael Jackson não era agudoA voz aguda de Michael Jackson é uma de suas marcas registradas, certo? Mas parece que essa característica do cantor não era muito natural para ele. Quem revela a informação é o conselheiro espiritual do cantor, June Gatlin.
Em entrevista para o documentário Gone To Soon, de acordo com o New York Post, ele conta:
- Sua voz não tinha um tom agudo. Ela era grave, uma voz de homem.
O motivo do cantor adotar o tom que usava para cantar também para sua voz falada é explicado por Ian Halperin, o diretor do documentário que vai ao ar na televisão norte-americana no dia do aniversário de morte do cantor, sexta-feira, dia 25:
- Ele queria agir como um garoto. Ele também sentia que era um jeito do público amá-lo mais.
Michael teria procurado o auxílio de June para meditar e tentar ser ele mesmo, falando com sua voz natural. Michael nunca falou com seu tom de voz natural nem com sua família segundo o conselheiro.
fonte: estrelando.r7.com |
| | | Anoka Rosa Jackson Administrador
Mensagens : 3968 Data de inscrição : 11/10/2010 Idade : 64 Localização : Lauro de Freitas - Bahia
| Assunto: Re: Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ Sex maio 11, 2012 4:57 pm | |
| |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ | |
| |
| | | | Análise da Voz e do Alcance Vocal de MJ | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|