Michael Jackson foi a celebridade mais elogiada pelos internauta em 2009. Uma pesquisa da empresa de marketing americana Zeta Interactive avaliou 100 milhões de blogs e sites e concluiu: o popstar, morto em junho, foi a personalidade que recebeu mais comentários positivos em toda a rede.
Com a pesquisa, a empresa estabeleceu o ranking das celebridades mais populares e mais impopulares da rede. A apresentadora Oprah Winfrey aparece logo atrás de Michael na lista das mais populares, seguida pela cantora teen Taylor Swift. As notícias sobre o ator Patrick Swayze, morto em setembro, também foram repletas de comentários positivos a respeito da estrela de Ghost, garantindo a ele o quarto lugar.
Na outra ponta da lista, a infidelidade do golfista Tiger Woods lhe rendeu um lugar no ranking das personalidades mais malfaladas. Antes do escândalo, ele era o terceiro mais elogiado. Já o cantor Chris Brown, condenado por agressão contra a ex-namorada Rihanna, foi a celebridade mais desprezada do ano.
Al Diguido, executivo-chefe da Zeta Interactive, disse que a reputação positiva de Woods caiu de 91% para 47% em duas semanas. Já Jackson, "antes reconhecido por todas as razões erradas, se tornou uma sensação online, após sua morte, com mais bochicho positivo do que qualquer outra celebridade em 2009."
A lista das personalidades mais elogiadas e criticadas segue abaixo:
Elogios:
1. Michael Jackson
2. Oprah Winfrey
3. Taylor Swift
4. Patrick Swayze
5. Beyoncé
6. Angelina Jolie
7. Jay Z
8. Robert Pattinson
9. Brad Pitt
10. Simon Cowell
Críticas:
1. Chris Brown
2. Jon and Kate Gosselin
3. Kanye West
4. Lindsay Lohan
5. Amy Winehouse
6. Rachel Uchitel
7. Miley Cyrus
8. Paris Hilton
9. Tiger Woods
10. Adam Lambert
(Com agência Reuters