[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Fãs de Michael Jackson em Munique querem erguer um monumento póstumo a seu ídolo. Mas as autoridades da cidade não estão particularmente interessados e um memorial temporário montado na cidade enfrenta sabotagem constante.
Uma vez que o cantor morreu subitamente em Junho de 2009, os fãs na capital da Baviera criaram um local de peregrinação improvisado na base de uma estátua em homenagem a Franco-Flamenga compositor renascentista Orlande de Lassus em Promenadeplatz.
Eles escolheram o local porque o rei do Pop uma vez se hospedou no luxuoso hotel Bayerischer Hof outro lado da rua. Mas o jornal "Süddeutsche Zeitung" informou esta semana que a manifestação espontânea pela perda provocou uma disputa com os moradores de Munique menos entusiasmados com Jackson.
As velas, cartazes escritos à mão e imagens que adornam a estátua de Lassus, aparentemente, tornaram-se uma coisa desagradável para alguns, levando-os a espalhar alimentação de aves ao redor do memorial improvisado. O jornal disse também que os pombos descem sobre ele, derrubando as ofertas e sujando as expressões de devoção eterna a Jackson.
A sabotagem causa angústias na fã de Jackson, Sandra Mazur, mas também lhe incentiva a continuar com sua campanha para um memorial permanente dedicado ao cantor, em Munique.
"Estamos gratos pelo memorial atual, mas queremos que o nosso próprio monumento, uma estátua que vai ficar para os próximos 100 anos", disse ela ao Süddeutsche Zeitung.
Mazur estima que uma estátua de bronze em tamanho natural com Jackson em uma de suas poses características - ou de pé sobre os dedos dos pés com o chapéu na mão ou fazendo o moonwalk - vai custar cerca de € 70.000. Coletando doações em seu tempo livre, ela tem dito aos fãs que devem dar de bom grado a estátua à cidade de forma gratuita. Mas esse é o problema - funcionários de Munique não parecem particularmente interessados em ter um memorial ao Rei do Pop.
"Nada foi decidido para o bem, mas não haverá monumentos mais sobre Promenadeplatz", o vereador Reinhard Bauer disse ao jornal.
Mas Mazur disse que a comunidade de fãs de Jackson vai continuar a vir para a praça até que eles tenham um lugar permanente para se lembrar dele. Sua petiçãoo já tem mais de 1.000 assinaturas e pretendem entregá-lo pessoalmente para o prefeito de Munique Christian.
"Sabíamos desde o início que não seria fácil", disse Mazur.
E a menos que a cidade de repente fica por trás da iniciativa, afigura-se como se Orlande de Lassus - um dos músicos mais populares do mundo há quase 500 anos - terá de continuar a partilhar o seu memorial com o seu homólogo moderno e os pombos sabotadores.
Website de Mazur para um memorial de Jackson em Munique:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]