Michael Jackson
Por Pharrell Williams, Andy Warhol, Bob Colacello
Em agosto de 1982, o editor-executivo da Interview, Bob Colacello, entrevistou Michael Jackson, então com 23 anos, no condomínio em San Fernando Valley, que o cantor estava alugando com sua família nas proximidades de sua casa enquanto estava sendo redecorado. (Andy Warhol foi chamado de New York a meio caminho através de suas conversas.) Jackson, é claro, já era famoso por seu trabalho com seus irmãos no Jackson Five, mas o seu primeiro álbum solo adulto, Off the Wall (1979), lançado três anos antes, tinha feito dele uma estrela em seu próprio direito. Quando esta entrevista foi feita, ele estava trabalhando em um registro de histórias para o filme de Steven Spielberg E.T.: The Extra-Terrestre (1982)- daí referências ao filme E.T.- e estava respondendo a uma oferta de filme. Ele também estava terminando a gravação Thriller (1982), que viria a tornar-se o álbum mais vendido de todos os tempos. O seguinte é um trecho de sua entrevista em que apareceu originalmente como a reportagem de capa da edição outubro 1982.
Bob Colacello: Você gostava de se apresentar quando criança? Você sempre amou isso?
MICHAEL JACKSON: sSempre amei. Eu sempre gostei da sensação de estar no palco, a magia que vem. Quando eu piso o palco é como se toda a magia de repente só viesse de algum lugar e o espírito só bate em você e você perder o controle de si mesmo. Eu vim no palco [no show do Quincy Jones] no Rose Bowl, e eu não queria ir para o palco. Eu estava me abaixando e me escondendo e esperando que ele não me visse me escondendo atrás das pessoas quando ele chamou-me. Então eu fui até lá e eu fiquei louco. Comecei a subir ao palco, aos alto-falantes, a caixa de luz. A platéia começou a entrar no clima e eu comecei a dançar e cantar e é isso que acontece.
Colacello: Como você compara qualidade de desempenho no palco?
JACKSON: Eu amo tanto isso. Agir é a nata da cultura.Eu amo me apresentar. É uma fuga fenomenal. Se você quiser realmente deixar tudo o que você sente, essa é a hora de fazê-lo. Com qualidade, é como se tornar uma outra pessoa. Eu acho que é puro, especialmente quando você esquecee totalmente. Se você esquecer totalmente, o que eu amo fazer, aí é quando ele é mágico. Gosto de criar magia para unir algo que é tão incomum, tão inesperado que balança a cabeça das pessoas. Algo à frente dos tempos. Cinco passos à frente daquilo que as pessoas estão pensando. Então, as pessoas vêem e dizem, "Puxa! Eu não estava esperando isso." Adoro surpreender as pessoas com um presente ou um presente ou uma performance de palco. Eu adoro John Travolta, que saiu do show Kotter . Ninguém sabia que ele podia dançar ou fazer todas essas coisas. Ele é como um estrondo. Antes que ele percebesse, ele era o próximo grande Brando ou algo assim.
Colacello: Ele não tem feito muito ultimamente.
JACKSON: Eu sei. Acho que ele está escolhendo roteiros e material. É sempre difícil para qualquer um que tenta competir com suas conquistas passadas. . .
Colacello: Parece que o que realmente motiva você é o seu desejo de entreter as pessoas, para agradar as pessoas. E sobre a fama e dinheiro? Poderia imaginar não ser famoso ou ser famoso te incomoda?
JACKSON: Nunca me incomodou, exceto algumas vezes quando você quer a paz. Como você vai ao teatro e você diz: "Ninguém está me incomodando hoje à noite, eu estou usando o meu chapéu e óculos e eu estou indo para apreciar este filme e isso é tudo que importa." Você chega lá e todo mundo está vendo e olhando para você e no clímax do filme alguém bate no seu ombro e pede um autógrafo. Você só sente como se você não pudesse fugir. . .
Colacello: Você está muito perto de seus pais. Eles moram aqui em L.A.?
JACKSON: Sim. No andar superior da minha mãe. Meu pai está no escritório.
Colacello: Qual é o seu dia típico?
JACKSON: Sonho a maior parte do dia. Eu levanto-me cedo e me preparo para o que eu tenho que fazer, composição ou o que seja. Planejando o futuro e outras coisas.
Colacello: Você está otimista quanto ao futuro?
JACKSON: Sim. Eu gosto sempre de planejar com antecedência e acompanhamento. . .
Colacello: Você se importa muito com a moda?
JACKSON: Não, eu me importo com o que eu uso no palco. Você sabe que eu amo, apesar disso? Eu não me importo com a roupa todos os dias. Eu amo vestir uma roupa ou uma fantasia e apenas me olhar no espelho. Calças baggy ou alguns sapatos realmente funky e um chapéu e apenas sentir o caráter dele. Isso é divertido pra mim.
Colacello: Você gosta de atuar na vida cotidiana?
JACKSON: Eu adoro. É escapar. É divertido. É apenas puro para se tornar uma outra coisa, outra pessoa. Especialmente quando você realmente acredita niso e isso não é como você está agindo. Eu sempre odiei a palavra atuando Para dizer: "Eu sou um ator." Deveria ser mais do que isso. Deve-se ser mais como uma crença.
Colacello: Mas não é que um pouco assustador quando você acreditar totalmente?
JACKSON: Não, isso é o que eu realmente amo sobre atuação. Eu realmente gostaria de esquecer.
Colacello: Por que você quer esquecer-se tanto? Você acha que a vida é realmente difícil?
JACKSON: Não, talvez seja porque eu goste de entrar na vida de outras pessoas e conhecê-las. Como Charlie Chaplin. Eu o amo até a morte. O pequeno vagabundo, a engrenagem toda e tudo, e seu coração, tudo o que ele retratou na tela foi um autruísmo. Era toda a sua vida. Ele nasceu em Londres, e seu pai morreu alcoólatra quando ele tinha seis anos. Ele percorreu as ruas da Inglaterra, mendicância, pobre, faminta. Tudo isso reflete na tela e é isso que eu gosto de fazer, para trazer todas essas verdades para fora. . .
Colacello: Você às vezes sente que você perdeu a infância, porque você sempre esteve vagando no mundo adulto?
JACKSON: Às vezes.
Colacello: Mas você gosta de pessoas com mais de si mesmo, as pessoas experientes.
JACKSON: Eu amo pessoas experientes. Eu amo as pessoas que são fenomenalmente talentosas. Eu amo as pessoas que trabalharam tão duro e tão corajosamente e são os líderes em seus campos. Para mim, conhecer alguém assim e aprender com eles e palavras compartilhar com eles, para mim isso é mágico. A trabalhar juntos. Eu sou louco por Steven Spielberg. Outra inspiração para mim, e eu não sei de onde veio, são as crianças. Se eu estou triste, vou ter um livro com fotos de crianças e olhar para ele e ele só me levantar. Sendo em torno das crianças é mágico. . .
Colacello: Você está interessado em arte?
JACKSON: Amo lápis de cor, caneta de tinta. Eu amo arte. Quando eu saio em turnê e visito museus na Holanda, Alemanha ou Inglaterra, você sabia que essas pinturas sãoenormes?- Fiquei espantado. Você não acha que um pintor poderia fazer algo assim. Eu posso olhar para uma escultura ou uma pintura e totalmente me perder nela. Estando lá e tornar-se parte da cena. Pode tirar lágrimas, ele pode te tocar tanto. Veja, é isso eu acho que o ator ou performer deve tocar d everdade dentro da pessoa. Tocar tão fundo que eles se tornem uma parte do que você está fazendo e você pode levá-los onde quiser. Você está feliz, eles estão felizes. Quaisquer que sejam as emoções humanas, eles estão aí com você. Eu amo realismo. Eu não gosto de plástico. Lá no fundo, somos todos o mesmo. Nós todos temos as mesmas emoções e é por isso que um filme como E.T. toca todo mundo. Quem não quer voar como Peter Pan? Quem não quer voar com alguma criatura mágica do espaço exterior e ser amigo dele? Steven foi direto ao coração. Ele sabe que, na dúvida, deve ir para o coração. . .
[ligaçãoes de Andy Warhol de Nova York.]
Andy Warhol: Olá?
JACKSON: Olá.
Warhol: Puxa, isso é excitante. Você sabe, toda vez que eu uso o meu walkman eu jcoloco tua música nele. . . Como tem sido?
JACKSON: Estive no estúdio , escrevi letras e estou trabalhando em músicas e outras coisas.
Warhol: Eu queria ir ver um grupo de rock Inglês na noite Ritz chamado Duran Duran. Você os conhece?
JACKSON: Não.
Warhol: Eu fui ver Blondie no Meadowlands na semana passada.
JACKSON: Como foi a Blondie?
WARHOL: Ela era grande. Ela é tão fantástica. Você a conhece?
JACKSON: Não, eu nunca conheci.
WARHOL: Bem, quando você vier para Nova York, eu vou apresentá-la. Sair em Tour é a coisa mais difícil de fazer no mundo.
JACKSON: Tour é uma coisa, o ritmo. Mas estar no palco é a coisa mais mágica nisso. . .
Warhol: Alguma vez você achou que ia crescer pra ser um cantor?
JACKSON: Eu não me lembro de não cantar, por isso nunca sonhei em cantar.
Warhol: Você sai muito ou ficar em casa?
JACKSON: Eu fico em casa.
WARHOL: Por que você fica em casa? Há tanta diversão lá fora. Quando você vier para Nova York, nós vamos levá-lo pra sair.
JACKSON: A única vez que eu vou querer sair é quando estiver em Nova York.
Warhol: Você vai ao cinema?
JACKSON: Oh, sim. Nós vamos estar trabalhando no albumE.T. Eu tinha uma sessão de fotos com E.T.
E assim foi maravilhoso. . . Ele está me abraçando e tudo mais.
WARHOL: Eu gosto de Tron. É como jogar jogos de vídeo. Você já viu?
JACKSON: Sim. Não me comove.
WARHOL: Bem, muito obrigado. Até breve.
Jackson: Espero que sim. . .
Texto original: http://www.interviewmagazine.com/music/michael-jackson/
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2003
Esta entrevista, que aconteceu no início de junho de 2003, na verdade, surgiu porque a revista estava planejando uma participação de Pharrell Williams, que na época era um produtor iniciante de Virgínia. Como os editores estavam organizando a história com a Williams, ele mencionou casualmente que ele sempre quis falar com Jackson, que tinha sido notícia após aparecer em documentário do jornalista infame de tv, o britânico Martin Bashir , Living with Michael Jackson, que retratou o cantor no seu lado mais "bizarro". A complexa cadeia de e-mails e telefonemas se seguiram, as mensagens foram passadas, reputações foram atestadas, e alguns dias depois, o escritório de Jackson ligou para dizer que ele iria fazer a entrevista.
MICHAEL JACKSON: Então, eu vou entrevistá-lo, certo? E eu acho que são sete perguntas, ou algo assim?
Pharrell Williams: Claro. Tudo que você quiser.
JACKSON: Okay. O que você diria que o inspira em sua música? O que é que te inspira para criar suas músicas?
WILLIAMS: É um sentimento. Você trata o ar como uma tela e a tinta é as cordas que vêm através de seus dedos, para fora do teclado. Então, quando eu estou jogando, estou pintando uma espécie de sentimento no ar. Sei que pode soar piegas, mas -
JACKSON: Não. Não, isso é uma analogia perfeita.
WILLIAMS: E quando você sabe que é feito, você sabe que é feito. É como a pintura ou escultura. Quando você deixou isso acontecer é porque você sabe que ele está acabado. É concluída. E vice-versa- lhe diz: "Ei, eu não fui concluido."
JACKSON: Yeah. E ele se recusa a deixá-lo dormir até que seja concluída.
WILLIAMS: Isso mesmo.
JACKSON: Sim, eu passo a mesma coisa. [risos] E o que você acha da música de hoje, você ouve nos sons novos que estão sendo criados e a direção que a música está tomando?
WILLIAMS: Bem, pessoalmente, eu meio que sinto que estou tomando notas de pessoas como você e Stevie [Wonder] e Donny [Hathaway], e apenas sorte de fazer o que se sente bem.
JACKSON: Certo.
WILLIAMS: Você sabe, como quando todos estavam indo para um lado, você fez Off the Wall.
JACKSON: Certo. [risos]
WILLIAMS: E quando todo mundo estava indo de outra forma, você foi Thriller. Você só fez o seu caminho. E eu estou tomando notas de pessoas como você, não gosto de estar com medo de ouvir os seus sentimentos e transformar suas aspirações e ambições em material. Fazer acontecer, tornando real. . .
JACKSON: Quem são alguns dos artistas mais velhos, e não os artistas do rádio de hoje que te inspiraram quando era mais jovem? Tal como os artistas que seu pai ouviu, você aprendeu alguma coisa com os artistas?
WILLIAMS: Absolutamente. The Isley Brothers.
JACKSON: É, eu também. Eu amo os Isley Brothers. E eu amo Sly and the Family Stone.
WILLIAMS: Donny, Stevie.
JACKSON: Você gosta de todas as pessoas que eu gosto. [risos]
WILLIAMS: Essas mudanças de acordes. Eles te levam embora.
JACKSON: Lindo, lindo. Está bem, onde está você? Em Nova York?
Williams: Eu estou em Virginia Beach, Virgínia, senhor.
JACKSON: Virgínia! Oh, é linda. Você vai dar o meu amor a Virgínia?
WILLIAMS: Sim. Obrigado.
JACKSON: E sua mãe e seus pais? Porque Deus te abençoou com dons especiais.
WILLIAMS: Obrigado, senhor. E eu só quero dizer uma coisa, e eu não sei se você quer ouvir isso, mas eu só tenho a dizer, porque ela está no meu coração. Mas as pessoas se incomodam -
JACKSON: Sim.
WILLIAMS: Porque te amo. Essa é a única razão. Quando você faz algo que as pessoas não entendem, eles estão indo para se tornar um problema maior do que seria de mais ninguém porque você é um dos talentos mais surpreendentes do que jamais viveu. Você já realizou e conseguiu mais neste século do que a maioria de qualquer outro homem.
JACKSON: Bem, tMuito obrigada. É muita gentileza sua.
WILLIAMS: O que você faz é tão incrível. Quando estiver a 100 anos, e eles continuam fazendo coisas sobre o que você fez isto e aquilo que você tem feito , em seu corpo, por favor acredite em mim, se você decidiu que queria mergulhar seu corpo inteiro em cromo, você é tão incrível que o mundo, não importa o que dizem, vai estar ali para vê-lo. E é por isso que você conseguiu tudo no mundo da música, e na mudança de vida das pessoas. As pessoas estão tendo filhos com suas canções. Você já afetou o mundo.
JACKSON: Muito obrigada. É como a maior a estrela, maior o alvo ,mas você sabe que está no alto quando eles começam a atirar flechas contra você. Até Jesus foi crucificado. Pessoas que trazem luz para o mundo, de Mahatma Gandhi a Martin Luther King a Jesus Cristo, o mesmo que eu. E meu lema foi Heal the World, We are the World, Earth Song, Save Our Children, ajudar o nosso planeta. E as pessoas querem perseguir-me por isso, mas nunca é demais, porque a base de fãs se torna mais forte. E quanto mais você bater em algo duro, mais aquilo se torna forte. E foi o que aconteceu: Eu sou resistente. Tenho uma pele de rinoceronte. Nada pode me ferir. Nada.
WILLIAMS: Isso é precisamente o meu ponto. Eu só quero que você saiba que você está incrível, cara. O que você faz na música, o que você fez para a música, de "Billie Jean" para "That's What You Get (For Being Polite)" - [canta]
JACKSON: Oh, você sabe ? [risos]
WILLIAMS: [canta] "Jack ainda se sente sozinho."
JACKSON: Rapaz, você sabe todos os trechos. . . [cantarola um riff de guitarra]
WILLIAMS: Se eu nunca trabalhar com você, só sei que você está imparável. É por isso que eu disse, quando você estiver com 100 anos e decidir mergulhar todo o seu corpo em cromo, tanto como eles dizem coisas e eu não me importo com o que eles dizem sobre você, senhor, todos irão ali para vê-lo.
JACKSON: Há muita inveja lá. Eu amo todas as raças, eu amo todas as pessoas, mas às vezes há um diabo nas pessoas, e eles ficam com inveja. Cada vez que há uma luminária que vai além das alturas do seu campo de atuação, as pessoas tendem a ficar com ciúmes e tentar derrubá-lo. Mas eles não podem comigo, porque eu estou muito, muito, muito forte. [ri] Eles não sabem , apesar de tudo.
WILLIAMS: Eles sabem! Por favor, acredite em mim, eles sabem!
JACKSON: Alguém mais já teria rachado por agora, mas não eu. Eu sou muito forte.
WILLIAMS: Claro. Eles não conseguiram quebrar quando você tinha 10, porque estava destruindo homens adultos fazendo o que você fez com sua voz e seu talento. E, quando tinham 20, você estava superando as pessoas que estavam fazendo isso por 20 ou 30 anos. E hoje em dia eles ainda estão à espera para ver onde você está. Eles querem ver seus filhos, eles querem ver o seu mundo. Você é incrível, e eu só queria dizer que vocé é o cara. E eu espero que isso tudo fique impresso porque é muito importante para mim. Espero que eu possa ser cara tão extasiante como você um dia.
JACKSON: Oh, Deus te abençoe. Você é maravilhoso, também. . . Tenha um lindo dia.
WILLIAMS: Você também, senhor.
JACKSON: Obrigado. Tchau.
WILLIAMS: Tchau
Texto original: http://www.interviewmagazine.com/mus...ael-jackson/2/