A linguagem corporal. Que é uma das técnicas mais utilizadas pelos criminalistas diante de interrogatórios, para facilitar na hora de definir se alguém está mentindo ou sendo sincero, não sou muito boa em definições então vou apelar para as declarações de especialistas :
‘’ A pessoa que compreende a linguagem corporal e a emprega possui o domínio
das posturas mais importantes e pode relacioná-las com os estados emocionais.
Assim, esta pessoa será mais perceptiva ao tratar com as outras. Esta arte pode
ser ensinada, uma vez que depende de uma cuidadosa observação, porém
somente será aprendida se a pessoa estiver consciente de que ela existe.
Portanto nem todos tem a capacidade de percepção instantânea e de decodificar as linguagem não-verbal, graças a Deus, eu tenho esse dom...
Parece extranho, mas quando eu acabo de ser apresentada a uma pessoa, eu defino toda a personalidade dela em instantes, só pelos seus gestos, e as vezes quando converso em grupo faço pausas e fico apenas observando, analisando as pessoas. Mas uma das coisas que mais estudo é a linguagem corporal da ‘’mentira’’, é impressionante como há incompatibilidade de gestos e fala quando alguém mente. Prestem atenção nesta frase :
"Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal
é capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará
batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos seus poros!"
•Sigmund Freud
Eu analisei minuciosamente vídeos e entrevistas de Mike, buscando esses mínimos detalhes aonde que segundo a linguagem do corpo comprovam a sinceridade e inocência de Michael. Todos nós como fãs sabemos e sentimos em nosso coração que ele era inocente, mas a nossa certeza e nosso amor se tornam ainda melhores quando tudo é comprovado, não é verdade?
Vamos fazer deste tópico algo bem interessante. Aproveitem para aprender mais sobre essa técnica, e para aqueles que confiarem e tiverem mais facilidade, tornem-se um detector de mentiras humano...
ANALISANDO MICHAEL
Uma das principais características( e uma das mais impressionantes também) da linguagem corporal da mentira, é a análise do olhar e gestos com as mãos e braço do suposto ‘’mentiroso’’. Como eu disse no início do tópico, é impressionante como há incompatibilidade de gestos e fala quando alguém mente.
Qualquer pessoa sem ter o mínimo de conhecimento sobre linguagem corporal tem uma característica como referência desde pequenos, que é a de que o mentiroso não consegue ter ‘’contato visual’’ com seu interlocutor. Isso é fato! Apenas mentirosos compulsivos tem a capacidade de enganar ou omitir encarando os olhos de alguém, mas isso também não passa despercebido para aqueles que sabem fazer de maneira correta a leitura dos gestos. Nota-se que quando tentam executar este movimento, ele se torna extremamente forçado e falso.
Enfim, analisei uma parte do trágico documentário ‘’Vivendo com Michael Jackson’’ Onde Michael fala das cirurgias e das acusações.
O que é incontestável durante toda a entrevista são as inúmeras e insistentes olhadas de Michael para a direita, e seus gestos expansivos com as mãos. Mas o que isso importa? É simples...
Vamos aos poucos começando pelos olhos:
Prestem atenção na reação de Michael quando Bashir pergunta se ele está sendo sincero quando diz ter feito apenas uma cirurgia, e Michael em seguida afirma: Duas!
Bashir pergunta: fez duas ? E olhem o que Michael faz...
Enquanto ele afirma : ‘’ pelo que eu me lembre! sim, só duas...’’ ele olha para a direita e em seguida levanta a mão deixando a palma a mostra.
Antes de responder às suas perguntas, o mentiroso desvia o olhar para a sua esquerda. Isso significa o uso de áreas do cérebro envolvidas com imaginação – ele está “criando” uma lembrança, ao invés de relatar o que realmente aconteceu e está guardado em sua memória. O olhar desviado para a sua direita significa a ativação de áreas cerebrais responsáveis pela memória, e tende a significar que ele está relatando uma lembrança verídica.
Nesta outra parte, quando Bashir pergunta : ‘’ É certo um homem de 44 anos dividir um quarto com uma criança que não tem ligação alguma com ele ?’’
Michael: ‘’Isso é lindo!’’
Bashir : ‘’Não é preocupante ?’’
Antes e no momento da afirmação ‘’ Porque seria preocupante ? Quem é o criminoso ? Jack, o estripador no quarto ?’’
Michael olha várias vezes para a direita.
E Sobre os movimentos com as mãos ?
Durante a história, a palma aberta tem sido associada com honestidade, compromisso com a verdade e submissão, tanto é que quando se faz o juramento à bandeira usa-se a palma aberta. Como evidencia de que a pessoa está contando a verdade, olhe para suas mãos, mentirosos geralmente escondem a palma das mãos, logo se você quer enfatizar que está dizendo a verdade, use vários movimentos com a palma das mãos à mostra.
Como estes, que é só o que michael faz durante a entrevista inteira.
Ah, e detalhe não deixem de prestar atenção nos olhares.
E uma última observação, prestem bem atenção nisso:
'' Com a associação das mãos a honestidade, um mentiroso dificilmente(pra não dizer impossível) tocaria o peito com a palma da mão aberta’’
Analisando Bashir
Citação:
Nem acho q seja necessário análisar aquela coisa, pois o posicionamento dele naquela entrevista terrível é muito explícito: ele posa de acusador, e indutor ao erro. Ele não deixa o Michael responder, além de induzí-lo a dizer coisas q o próprio Michael não quer dizer.
Esta frase foi dita por uma das membros do fórum '' The Essential'' quando postei a análise de Michael e disse que a próxima seria a de Bashir. Não sei se ela faz parte do Neverland também, a queridíssima HISlover.
E vendo este post interessante da HISlover sobre o Bashir(que aliás foi excelente) eu decidi analisar Martin Bashir através não da linguagem corporal da mentira, porque enfim quando ele mentiu sobre Michael foi através das narrações durante o documentário, edições e comentários medíocres. Nós não encontraríamos gestos delatores de ‘’mentira’’ durante as entrevistas porque enfim ele era o ‘’entrevistador’’ e não o ‘’entrevistado’’. Então eu decidi observar suas ações e seu comportamento através da técnica da Linguagem corporal da Manipulação’’.
‘’A manipulação da linguagem utiliza jargões que distorcem o conceito de algo que tem valor, lançando mão do duplo sentido, dando-lhe outra roupagem que induzem ao degradamento. Faça o amor, não faça guerra... o jargão dos anos 60, é um exemplo. A manipulação visual por vezes é mais difícil de ser combatida, pois pode vir a utilizar técnicas antiéticas ao esconder por detrás de uma determinada figura neutra, uma mensagem que é notada somente pelo nosso subconsciente, com fim a induzir o indivíduo a determinado comportamento. ‘’(autor desconhecido)
Ou seja,Bashir era muito inteligente e sabia exatamente o que dizer pra conseguir a resposta que queria. E inclusive, em uma determinada parte da entrevista ele parecia estar falando com uma criança, quando os pais e os professores querem que a criança diga a verdade eles a induzem a isso falando de uma maneira confortante, tentando fazer com a criança se sinta segura, e saiba que não haverá punições pra ela depois. Prestem atenção:
‘’Mas, falando sério, eu posso entender(...) principalmente com uma infância como a sua. Quer dizer enquanto a gente conversava eu comecei a entender como foi difícil pra você! como sofreu na infância, e na adolescência por causa de sua aparência. Contou- me em Neverland que seu pai te ofendia. Disse-me em Las Vegas que seu pai falava de seu nariz. Posso entender porque mudou, faz sentido’’
Percebem? Se Michael realmente estivesse mentindo, e tivesse uma mente fraca, ele poderia ter sido influenciado pela conversinha de Bashir.
Mas por mais que inteligência e esperteza em sua mente lhe sobrassem, o corpo dele não compactuava, e mostrou a insegurança e necessidade de se defender daquilo que ele mesmo estava tentando fazer: Manipular!
Está difícil mas tentem visualizar que Bashir está de braços cruzados enquanto faz suas perguntas:
Vejam a quantidade de significados que este gesto tem, mas todos com um mesmo centro.
Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. As primeiras são aquelas posturas onde não há barreiras como os braços ou as pernas entre um interlocutor e outros. Pelo outro lado, estão as posturas fechadas onde, por exemplo, se usam os braços cruzados para isolar ou proteger o corpo (de forma inconsciente na maioria dos casos).
Postura dos braços
· Cruzado standard: postura defensiva, também pode significar insegurança.
· Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade.
· Cruzar os braços segurando os braços: sinal de restrição.
Os braços cruzados são um sinal. Manter os braços cruzados é um sinal de afastamento e significa que a pessoa não quer se aproximar, que não sente confiança ou que não está muito bem. Indicam uma variedade de significados, dependendo da situação. Pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força ou poder (uma fortaleza). Como também uma pessoa com os braços cruzados pode, simplesmente, ser fria. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva. Uma maneira da pessoa se auto- confortar.
Prestem atenção neste ligeiro sorriso, quase imperceptível que ele dá quando vai passar para a próxima pergunta:
‘Um sorriso ligeiro, desses que a gente quase nem nota, expressa insegurança, dúvida e falta de confiança em si mesmo.’’
Mais movimentos:
Mão entrelaçadas em posição vertical - Gesto de frustração, retendo uma atitude negativa. Demonstra, pela posição elevada das mãos, uma certa intensidade de humor negativo.
Mais uma vez, os braços cruzados, só que dessa vez de uma maneira diferente:
Barreiras parciais como segurar um dos braços ou segurar as mãos sobre a genitália é usado por pessoas que se sentem deslocadas, inseguras ou com baixa auto-estima.
Agora umas das coisa mais importantes, um pouco de gestos que seriam considerados como delatores de ‘’mentira’’, mas não serão, vejamos primeiro:
Quando uma pessoa usa um dos gestos de mão no rosto, um pensamento negativo penetrou em sua mente e poderá representar dúvida, falsidade, incerteza, exagero, apreensão ou mentira.
A proteção da boca - Reprimindo as palavras falsas que estão sendo ditas. Este gesto da boca também pode ser representado por dedos colocados sobre a boca ou pela mão fechada, porém com o mesmo significado.
O toque do nariz - Controlando um pensamento negativo ou uma mentira. Pode ser uma ligeira esfregada ou um toque rápido e quase imperceptível. A mentira causa formigamento nos delicados terminais nervosos do nariz, provocando o toque no nariz.
O gesto básico de tapar a boca torna-se ainda mais rápido na idade adulta. Quando um adulto diz uma mentira, é como se o seu cérebro instruísse a mão para tapar a boca na tentativa de bloquear as palavras insinceras, da mesma forma como acontece com o adolescente e a criança. No último momento, porém, a mão se afasta do rosto e o gesto resultante é o de tocar o nariz – a versão adulta do movimento de tapar a boca usado na infância.
Estes gestos na verdade, serão interpretados da seguinte maneira: O corpo de Bashir sabia que a maneira como ele estava juntando os fatos, inventando justificativas,e induzindo Michael a dizer o que ele não queria(como disse HISlover) era algo extremamente errado, e que ela estava usando de maneira evidente a ‘’manipulação’’ dos fatos e conceitos. Os gesto de tampar a boca e tocar no nariz era uma maneira que o corpo achava de se confortar durante a blasfemia,e ninguém descobrir o que ele estavatentando fazer(claro que isso foi de maneira totalmente inconsciente). Ele poderia ser extremamente inteligente e esperto mas lembrem-se :
''Nas unhas do homem, nas mangas do seu paletó,nos seus sapatos, nos joelhos da calça, nos calos do seu polegar e do seu indicador, na sua expressão, nos punhos da sua camisa,nos seus movimentos – em cada um desses traços a ocupação de um homem se revela.'' (Sherlock Holmes)
por Káryta