MJMoonwalker Se vocês precisarem de sinônimos para as palavras – talento, carisma e genialidade não procurem um dicionário. Apenas digam um nome: Michael Jackson |
|
| Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! | |
| Autor | Mensagem |
---|
Anoka Rosa Jackson Administrador
Mensagens : 3968 Data de inscrição : 11/10/2010 Idade : 64 Localização : Lauro de Freitas - Bahia
| Assunto: Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! Qui Mar 31, 2011 3:08 pm | |
| Abri este tópico para difundi um pouco da cultura popular da minha terra, Salvador - bahia, onde a linguagem popular é muito peculiar! Como dizem por aí: tem coisas que só se vê na Bahia! Graças a um engenehiro fluminense, temos um livrinho interessantíssimo que reune as expressões do povo baiano. Eu mesma adoro presentear meus amigos de outros lugares com este "curioso aprendizado"! A cada edição, muda a cor da capa: amarela, verde, vermelha, azul, branca, laranja! Eu tenho textos muito interessantes que me enviam, pois sabem que sou baiana, e vou compartilhar com vocês.vamos começar com algumas expressões do DICIONÁRIO DE BAIANÊS, mas antes , que tal conhecermos um pouco sobre seu autor? Nivaldo Lariú é o colecionador e intérprete do mais puro baianês No dicionário Houaiss de língua portuguesa, uma das acepções atribuídas ao baiano – “fora do Estado da Bahia”, como deixa claro o autor – é de indivíduo tolo, negro, mulato, ignorante ou fanfarrão. No dicionário de Nivaldo Lariú, baiano tem basicamente dois significados: 1 - indivíduo criativo e bem-humorado. 2 - Adjetivo que ele gostaria de estampar na carteira de identidade. O fluminense autor do Dicionário de Baianês é uma espécie de antena dos coloquialismos nascidos nas ruas de Salvador. As 1,3 mil expressões e gírias impressas no livro independente já venderam mais de 140 mil exemplares por livrarias e aeroportos afora. Da primeira edição, em 1991, para cá, são 18 anos de “ingrácia”. De atualização que rende, e demora a acabar. Recém-formado e natural de Itaperuna, no Rio de Janeiro, Lariú veio parar aqui em 1972, ao saber de uma vaga para engenheiros na Telebahia, aos 23 anos. Leitor de Capitães de Areia, guardava um esboço imaginário do que seria as cidades Alta e Baixa de Jorge Amado. “Esse conceito era difícil de entender, assim como as expressões que ele usava”. Em solo baiano, as tais expressões deram-lhe logo o ar da graça. “Eu encontrava os amigos baianos que me chamavam pra bater um baba. No meio do baba, um saía porque tava boiado, depois ia tomar uma”, lembra, às risadas. Daí em diante, criou o mau hábito de ouvir conversa dos outros no ônibus. De botuca, como se diz no linguajar local. “Foram quatro ou cinco anos de pesquisa prazerosa, de ficar ligado na rua, ouvindo como as pessoas falavam e anotando no canhoto do cheque”, conta Lariú, que vive colecionando novos verbetes para a próxima edição – o livro está na terceira. “Não coloco coisas da novela ou de uma música. Eu aguardo (a gíria) assentar, sedimentar”. “Por exemplo: ‘Toda boa’ morreu, ninguém mais viu, já ‘piriguete’ ficou”. Apesar de criterioso, o escritor – tem outros dois livros publicados, Mancha de Dendê e Confissões de um Pai Adolescente – garante não censurar os verbetes indesejados. Odeia os escatológicos, e mesmo assim os inclui na sua enciclopédia. “Acho bufa uma palavra horrível, mas boto. E tem coisas que não são politicamente corretas, associam-se ao racismo”. Dizem que, quando se usa um perfume vagabundo, o que era pra cheirar bem vira um “espanta-nigrinha”. Já quando alguém entra na baixaria, é melhor parar com a “nigrinhagem”. Jorge Amado - Da cobertura de seu apartamento, na Rua Banco dos Ingleses, Lariú observa o retrato dos três filhos – todos baianos – numa das estantes, fruto do primeiro casamento com uma oriental. Há coisas com as quais nunca se acostumou: ‘painho’ e ‘mainha’ até hoje me entram arranhando”, sorri. Mesmo eleito Cidadão Baiano em 1996, o berço fala mais alto. Casado com uma baiana, o engenheiro aposentado dedica-se a observar. Do apartamento, vê os moleques nadando na Praia da Gamboa de Baixo, sob um mar turquesa cristalino. Lembra-se mais uma vez de Jorge Amado. Certa vez, deu de presente um livro a Zélia Gattai, que mostrou a Jorge. De pronto, o escritor lhe telefonou elogiando o dicionário. Lariú derrama-se quando lembra daquelas palavras: “Ele nunca soube, mas eu estou aqui por causa dele. Se esse dicionário é meu filho, é neto de Jorge”. Também recorda da generosidade do historiador Cid Teixeira, que lhe explicou cada uma das expressões. “Ele não queria que eu colocasse Q-boa, mas eu falei: Cid, o baiano chama qualquer água sanitária de Q-boa”, diverte-se Lariú. Sessentão, admite não ter aquele vigor de outrora. Lariú perdeu a sensibilidade estrangeira de captar palavras esquisitas dentro do ônibus. “Estou graças a Deus perdendo um pouco o ouvido. Eu prefiro a sensação de ser baiano”, brinca, enquanto deixa ver os elogios no verso do livro, de Cid Teixeira, Afrânio Coutinho e Antônio Houaiss. Comentário do autor do dicionário de português, sobre o Dicionário de Baianês: “Já o havia degustado (…) pelo bom humor com que foi feito, pelas saborosas ilustrações e pela engraçadíssima 'historinha' final. No conjunto, acertou 100%”. Fonte: atarde.com |
| | | Anoka Rosa Jackson Administrador
Mensagens : 3968 Data de inscrição : 11/10/2010 Idade : 64 Localização : Lauro de Freitas - Bahia
| Assunto: Re: Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! Qui Mar 31, 2011 3:24 pm | |
| Selecionei as palavras mais usadas, acrescentei algumas e claro, suprimi os "palavrões", muito comuns na linguagem do cotidiano baiano, porém alguns de vocês poderiam se sentir incomodados, devido à diferença de costumes. Estarão em ordem alfabética e as letras escritas comosãopronunciadas aqui, algumas com um som diferente daquele que aprendemos na escola! A A Migué - À vontade, de qualquer jeito. A Pulso - À força. À Toa - Parado. Abecê - Abecedário Abestalhado - bobo. Abrir o Gás - Se mandar, ir embora. Abusar - Perturbar, encher o saco. Afetado - Menino com jeito de fresco. AFF! - Puxa vida! Agreste - Bruto, grosso, mal educado. Agrestia - Baixaria, mau gosto. No baba(futebol), quando alguém é agreste, o cara "chega na agrestia", na violência. Agoniado - Aflito, apressado, estressado. Água-Dura - Cachaça. Aí Fedeu - Aí já era. Aimpim - Aipim. Amassado (Roupa) - Amarrotado. Amigo Secreto - Amigo oculto. Aonde - De jeito nenhum. ("o Bahia vai ganhar do Vitória." "Aonde?!") Apavora - Detona, comanda. ("O Site do Hora apavora!") Arabaca - Carro velho, máquina velha. Arerê - Confusão, agito. Armengue - Improviso, gambiarra. Arraia - Pipa. Arreia - Apavora, detona, comanda. ("A Torcida Imbatíveis arreia!") Arreliar - Fazer pouco caso.(para os paulistas "zoando, meu!") Arribar - Levantar, ir embora. Arrodear - Dar a volta num lugar. Arrombado – na pior. Assanhado - Cabelo despenteado. Assento - Nádegas. Assistir (o jogo) - Ouvir pela rádio. Assuntar - Prestar atenção. Atirado - Ousado, que se mete sem ser chamado. Auê - Zorra, agito. Ave Maria! - Interjeição pra qualquer situação. Avexado - Apressado. Avionado - Disparado, correndo muito. Avoar - voar. Azuado - Pertubado. Bê Baba - Racha, pelada, jogo amador de futebol. Badogue - Estilingue. Badogueira - Mulher muito feia. Bagunhar - Segurar firme; tomar algo na raça. Bahêa - Guardador de carro. Baleado - Queimada (jogo infantil). Banca - Aula particular. ("meu filho faz banca de português") Banda - Pedaço, parte. Banho-de-Cuia - Lençol no futebol. Barão - Gente rica, milionário. Barona - Milionária, madame. Bater no fundo - Bater na traseira de um carro. Beinho - Benzinho. Bestagem - Bobagem, babaquice. Boca-de-lobo - Bueiro. Boca-de-se-fuder - Lugar perigoso. Bocó - Otário. Boiado - Cansado. Boiar - Cansar. Bolacha - Biscoito. Bolinho-de-estudante - Bolinho de tapioca. Bom - Grande. ("Aquele é um bom sacana") Bombom - Bala. Bora? - Vamos? ("Bora sair?") Borboleta - Torriquete de ônibus. Borimbora - Vamos embora. Borrão - Rascunho. Bota pra fudê - Detonar, apavorar; grito de guerra nos shows do Camisa de Vênus. Botar pilha - Botar fogo, estimular briga. Bozenga - Mulher feia. Bozó - Despacho de macumba. Bragueado – Muito canado; atrapalhado. Brau (Brown) - Cafona; de mau gostoBrenfa - Groupies, mulher que dão em cima dos rockeiros. Brega - Zona. Brôco - Desorientado, desordenado; velho esclerótico. Bufa fria - "Você é Bufa fria!", um cara muito zé-mané. Bufento - Empoeirado. Bujão - Gordo. Bulir - Mexer, tocar. ("Não bula aí, menino!") Buzu - Ônibus. Cê Cabeça-de-prego - Furúnculo. Cacete armado - Confusão. Cacetinho - Pão francês. Cachação - Tapa na cabeça ou no pescoço. Caco - Vaso de planta. Café-com-leite - Criança que entra na brincadeira, mas só pra participar, sem ganhar ou perder. Cair Matando - Comer tudo; dar porrada. Caixão e Vela - Morreu aí; não há mais o que fazer; gol no futebol. Calçola - Calcinha. Calçolão - Aquele que só sai de casa com a namorada. Camarão - Pessoa que fica vermelho em momentos incômodos. Cambito - Perna fina. Campado – Em desvantagem. ("Tô campado!") Canetar - Estudar pra caramba; entregar alguém, dedurar; multar. Canetão - CDF. Aquele que estuda muito. Canguinha - Pão-duro. Canguinhagem - Pão-durismo. Canjica - Papa de milho. Cão chupando manga - Diz quando alguém é bom em alguma coisa. Capote - Casaco de frio; carne com capa de gordura por cima. Caqueiro - Vaso de planta. Cara-de-fuinha - Pessoa com nariz achatado ou defeituoso. Cara-de-pum - Mané, bobão. Carecer - Precisar ("Carece não, viu?") Caroara -Tremedeira nas pernas. Caruara - Diarréia, dor de barriga; amarelar na hora H. Carteira - Mesa de trabalho, de escola. Casquinha - Pão-duro. Casquinhagem - Pão-durismo. Catiguria - diz de quem tem habilidade, categoria. Certa feita - Uma vez. ("Certa feita eu ia passando por ali...") Chamar Raul -Vomitar. Checreté - Doido, abilolado. Chegue - Vem cá. Chegue à frente - Entre, participe da conversa. Chegue mais - Vem cá. Cheguei - Qualidade de um objeto de cor viva, que chama atenção. ("Aquele camisa rosa é cheguei!") Cheio de guéri-guéri - Cheio de onda. Cheio do pau - Bêbado. Chelp - Viu, não acreditou em mim? aprenda! ("Viu que não vai Ter festa hoje! Chelp!") Chiar - Reclamar. Chibata - Vara de madeira. Chibiu - vagina. Chieiro - Que reclama de tudo, que enche o saco. Chororô - Choradeira. ("Quando eu fui embora, foi o maior chororô.") Chupa-molho - Carne de Segunda com osso. Classificador - Pasta escolar, usada pra guardar papéis. Coberta - Lençol. Cocada-de-amendoim - Pé-de-moleque. Cocó - Palavra que vem da abreviação de crocodilo, designa pessoa não confiável, hipocrisia. Cocó viola! - Pessoa muito cocó. Colé - E aí?, Tudo bom? (corruptela "de Qual é ") Colé de mermo mermao? - Saudação, Tudo bom? Com certeza - Pode crer. (usado sempre como interjeição, respondendo afirmativamente) Com certeza, sem medo de errar! - Usado como interjeição, geralmente como reforço. Comer água - Beber.(bebida alcoólica) Comer barro - Comer mosca, vacilar. Como quê - Muito ("O café tá quente como o quê!") Cordão - Barbante. Corrente - Gente fina, amigo de fé ("Rodolfo é minha corrente!"); cordão de jóia. Correr a casa - Visitar, conhecer a casa. Corropio - Rodopio. Couro cumeu - Houve briga. ("...aí o coro cumeu!") Cozinhar o galo - Enrolar, fazer corpo mole. Creca - Ferida infectada; pontos de ferrugem em carro. Crendeuspai! - Creio em deus pai! , usado como "minha nossa, sai pra lá!". Criar cabelo - Deixar o cabelo crescer. Criatura - Pessoa, alguém. ("O criatura, vá buscar as roupas...") Cucurute - Região posterior da cabeça. Culhuda - Mentira. Culhudeiro - Mentiroso. Curiar - Olhar com curiosidade.
Última edição por Ana Rosa Jackson em Qui Mar 31, 2011 7:55 pm, editado 1 vez(es) |
| Assunto: Re: Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! Qui Mar 31, 2011 3:40 pm | |
| Dê Dada - Simpática, agradável, prestativa. ("Alice é uma pessoa muito dada.") Daqui pra - Até. ("Daqui pra sexta-feira eu te entrego.") Daqui prali - Logo, de imediato. ("Esse cara arruma confusão daqui prali.") Dar - tomar aula de. ("Hoje dei física e inglês na escola.") Dar broca - Dar porrada. Dar língua - Fazer careta. Dar no couro - Conseguir fazer alguma coisa; transar. Dar nome - Falar palavrão. Dar o gás - Se mandar. Dar o leite - Entregar o ouro, dar a dica; quando o goleiro franga. Dar ozadia - Dar espaço para, dar uma brecha ("Deu ozadia... agora todo dia, ele vai querer um pouquinho.") Dar rasteira em cobra - Cambalear. (Bêbado) Dar testa - Enfrentar, reagir à altura. Dar trela - Dar corda, alimentar uma conversa; dar moleza. Dar um agrado - Dar gorjeta. Dar um cheiro - Dar um beijo, fazer carinho. Dar um nó - Driblar no futebol. Dar um salto na cidade - Ir à cidade. Dar um tiro - Pedir preço muito alto por alguma coisa. ("Pô, quando eu perguntei quanto era, o cara me deu um tiro.") Dar uma dura - Dar um corte em alguém. Dar uma regulagem – Chamar a atenção de alguém que esteja errado, reclamar. Dar uma roubada - Dirigir um pequeno trecho na contra-mão. De bicuda - o futebol, dar um chute de bico, chutar muito forte. De botuca - Olhando, espiando. Dê cá - Me dê. ("Dê cá isso, menino.") De fulano - Do fulano. ("Esse lápis é de Antonio.") De hipótese alguma - Em hipótese alguma. De Hoje - Há muito tempo. ("De hoje que eu tô aqui esperando!") De hoje a oito - Semana que vem. De hoje a quinze - Daqui a quinze dias. De junto - Perto, próximo. De marca - Objeto de loja ou griffe famosa. De menor - Menor de idade. Demorô! - Vamos agora! De prega - À toa, coçando o saco. De prima - No futebol, chutar de primeira. Debaixo da saia - No futebol, joga entre as pernas do adversário; protegido. Defronte - Em frente. Deixe estar! Ou Deix'star ou Destá - Cé vai ver!, Vou me vingar! Delegado - No futebol, o cara que não toca a bola pra ninguém. Desacerto - Azar. ("Foi o maior desacerto da vida dele!") Desapartar - Separar. Desassuntado - Sem vergonha. Descaração - Pouca vergonha. Desembocar - Desvirar. Desencher - Esvaziar. Desmilinguido - Desconjuntado. Despelar - Descascar a pele queimada de praia. Despirocado - Maluco, louco, azuado. Despongar - Descer do ônibus, trem ou bonde. Destabocado - Puto da vida. Destorcer - Alinhar, acertar. (destorcer o arame) Destrambelhado - Desarrumado, desajeitado. Deus é mais! - Nossa, sai pra lá! Deus que me livre! - Deus me livre. Digaí! - Como é que vai? Dor de corno - dor de cotovelo. Dor de facão - Dor no baço, depois de algum esforço. Dos tempos! - Há muito tempo. Doze horas da noite - Meia-noite. Doze horas do dia - Meio-dia. É E esse (...) todo? - E como vão esse (...)? ("E essas mulheres de Campinas toda?") Ê, lasqueira! - Êta! Ê lêlê! - Interjeição em um momento de grande expectativa. É mesmo, cara! - Poxa vida, nunca tinha pensado nisso! É ninhua! - Pode deixar comigo. É taca! - É difícil! É uma moça. - Diz-se quando alguém é muito educado. Eclér - Zíper. Edcétera - Etcétera. Embecado - Muito arrumado, bem vestido. Embocar - Virar de cabeça pra baixo. Em Comunicação - Quando o telefone está ocupado. Empata o baba - Atrapalhar, se vingar. Empata-f*** - Pessoa incoveniente, que aparece na hora errada. Empatar - Perturbar, atrapalhar. Empecado - Acompanhado de um monte de gente. Empesteado - Cheio de alguma coisa, infestado. ("Ópaisso, Daniela tá com a cabeça empesteada de piolho!") Empinar arraia - Saltar pipa. Encanador - bombeiro hidráulico. Encanar - Dedurar. Encardido - Muito sujo. Encurtar conversa - Resumir, finalizar. Enfastiado - de saco cheio, desanimado. Engarguelhar - enforcar. Enricar - Ficar rico. Enrolar o volante - Virar o volante, fazer uma volta. Enrolar - Embrulhar. ("Enrola pra mim dois pacotes de manteiga.") Enterrar o baba - No futebol quando alguém não joga bem e é culpado pela derrota; quando alguém atrapalha outra pessoa em alguma coisa. Entupido - Com prisão de ventre. Enxame de gente - Muita gente. Esbuguelado - Estragado, arrebentado. Escarreirado - Apressado. Esmolér - Mendigo. Espanta-nigrinha - Perfume barato. Esparro - Fria. ("O cara entrou no maior esparro!") Essa menina - Tipo de tratamento vocativo. ("Ô essa menina venha cá!") Estabocar - Arrebentar. Estilo - Bem vestido. ("Você tá estilo hoje.") Estrompado - Cansado em excesso. Êta p****! - Poxa! Eu acho que não, hein! - Interjeição quando algo não está correto. Eu mesmo não - Eu não. ("Eu mesmo não gosto de teatro.)
Fê Fábrica - Escola pagou-passou. Fação - Muito fácil. Falapau - Farra, cachaçada. Fala mais do que a nega do leite - Fala muito. Falar ozadia - Falar palavrão ou de coisas obscenas. Farda - Uniforme escolar. Fatia-de-parida - Rabanada. Fátima - Esmalte de unhas. Faz bem uma hora - Há uma hora. Fazenda - Pano, tecido. Fazer - Dizer. ("Aí ele fez assim...") Fazer enxame - Juntar gente, fazer estardalhaço. Fazer figa - Causar inveja; torcer. Fazer o balão - Fazer o retorno no trânsito. Fazer ozadia - Fazer coisas obscenas; transar. Fecha a porta, Maria - Dormideira. (plantinha que se fecha quando tocada) Ferramenta - Penis. Ficar de recuperação - Ficar de Segunda época, prova final na escola. Fichinha - Coisa fácil; pessoa inexperiente ou fraca em alguma coisa. Filar aula - Matar aula. Fim-de-linha - Ponto final; área nas cercanias do ponto final do ônibus. Fiofó - Ânus. Fitifiu - Vaia. Foi mal - Desculpe. Forrar o livro - Encapar o livro. Frasco - Qualquer tipo de recipiente de vidro. Freguês - Usado tanto para o vendedor como para o comprador. ("Ô freguês, me dê um caranguejo aí.") Fren - Amigo, cara, corruptela de friend . ("E aí, meu fren!") Frigidér - Geladeira. Friza - Freezer. Fubuia - Cerveja, cachaça, cachaçada. Fudião - Comedor. Fuleiro - Simples, algo com pouco recursos. Funcionar o motor - Ligar o motor do carro. Furico - Ânus. Guê Gabiru - Gente da roça, caipira. Gala - Esperma. Gala rala – Homem estéril Galalau - Magro e alto. Galego - Louro. Galera do mal - A turma, a patota. Galinha gorda - Jogar prendas pra molecada disputar. Ganança - Ganância. Garapa - Qualquer refresco muito doce. Gás - Querosene. Gasosa-de-limão - Refrigerante. (soda limonada) Geladinho - Sorvete no saquinho. Grade - Caixa de cerveja. Grafite - Lapiseira. Grande - Cara (vocativo) ("Ô grande, dê uma ajuda aqui.") Graxeira - Empregada doméstica. Guaraná - Qualquer refrigerante. ("Me dê um guaraná de limão aí!") Guidão – Guidom, volante de carro. Agá Héuris - Cara. ("qual é, meu héuris?") Humilhante - Ônibus. I Idéia de jerico - Idéia boba besteira. Inhaca - Cheiro ruim do sovaco. Interromper (o carro) - morrer o carro. Invasão - favela. Irmão de consideração - Irmão de coração, adotivo. Ji Jaburu - Mulher feia. Jante - Roda de carro. Jedi - Aquele cara guerreiro, que pega mulher feia. Jegue-manso - Come-quieto. Jogar um barro - Defecar. Jóquei de cabrito - Pessoa de baixa estatura
Lê Lá ele - Outra pessoa, não eu. Lá no jébi-jébi - Longe. Lambisgóia - Mulher magrinha e sem graça. Lamentável - Interjeição diante de uma algo deprimente ou execrável. Lapiseira - Apontador. Lascar - Rasgar. Latrina - Vaso sanitário. Lavanderia - Tanque. Lavar a jega - Se dar bem, lavar a égua. Lenhado - Em má situação, em mau estado, fudido. Ler de carrerinha - Ler rapidinho. Leseira - Preguiça. Leso - Bobo. Levar baculejo - Ser revistado pela polícia. Levar um chelp - Levar um fora. Lera - Ironia, gracinha, provocação. Licença / Cença aí - Com licença. Lisar a roupa - Passar a roupa. Liso, leso e louco - Duro, sem grana. Lontra - Burro, estúpido. Lorde - Arrumado, educado. Lorpa - Mulher muito feia.
Última edição por Ana Rosa Jackson em Qui Mar 31, 2011 7:56 pm, editado 1 vez(es) |
| Assunto: Re: Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! Qui Mar 31, 2011 4:01 pm | |
| Mê Machucado - Amarrotado ("O telefone tá é machucado!"); amassado ("Hoje quero banana machucada com leite ninho.") Magoar - Machucar um lugar já machucado; zombar. Mais - Com. ("Eu vou mais Paulo pra Morro de São Paulo.") Mais eu - Comigo. ("Você vai mais eu?") Mais logo - Logo mais. Mais nunca - Nunca mais. Malassado - Mal passado. Malmente - Mal. ("Ele malmente sabe falar português, que dirá inglês!") Mamão - Mané, bobão. Mangaba - Muito fácil. ("Aquela prova tava mangaba.") Mangangão - Autoridade, manda-chuva. Mangar - Gozar, sacanear. ("Você tá mangando de mim?") Mangue - Confusão. Manjuba - Pênis. Mão-de-figa - Pão-duro. Marreteiro - Caloteiro, trambiqueiro; aquele que deixa tudo pra depois. Massa! - Jóia!, Legal! . Matracar - Falar mal da vida dos outros. Mealheiro / Meaeiro - Cofrinho de dinheiro. Medecê - MDC (máximo divisor comum) Médio - Mais ou menos. Meeiro - Mais ou menos; sócio. Melar - Sujar; atrapalhar o desenrolar de um campeonato no futebol. Memecê - MMC (mínimo múltiplo comum) Merenda - Lanche. Meter bronca - Dar um pau, brigar. Meu bom - Meu chapa. Meu branco - Meu chapa, meu amigo. Meu louro - Meu chapa, meu amigo. Meu nego - Meu filho, meu chapa. Meu pai / Minha mãe - Pai / mãe. Meu pai - Cara. ("Digaí, meu pai!") Micareta - Micareme, carnaval fora de época. Minduins - Amendoins. Minha Pró - Professora. Minha tia - Vocativo para alguém mais velho. ("Ô minha tia, dá licença aí?") Misse - Grampo de cabelo. Miuçalha - Miudeza. Mocó - Sacola de palha. Mocofiado - Escondido. Mocorongo - Desajeitado. Mondrongo - Coisa mal feita, de acabamento ruim; cara forte e desajeitado. Montar bicicleta - Andar de bicicleta. Morcego - Aquele que se pendura em ônibus. Moreno - Negro. Morreu aí - Fim de papo. Morródia - Hemorróida. Mossa - Amasso do carro (ou de lata) Motô - Motorista de ônibus. Mulé dama - ****. Muriçoca - Mosquito, pernilongo. Mutuca - Mosquito. Muvuca - Festa de última hora; confusão; muita gente. Nê Na biela - Sozinho, sem namorado. Na casa - Aqui no trabalho. ("Tá faltando caneta na casa!") Na cocó - Pegar no flagra; chegar de surpresa; mal intencionado. Na intenção - No pé de alguém, afim de conquistar ou pertubar. Na lama - Na pior. Na levada - Na onda, no ritmo. ("Vamo galera na levada do pelô") Na mão grande - Algo feito com poucos recursos, na marra. Na molequeira - De brincadeira. Na moral - Numa boa; vá lá... ("Meu pai, me dê dinheiro aí, na moral!") Na paleta - A pé. Na pindaíba - Na pior; sem grana. Na pipoca - Brincar o carnaval sem ser em bloco. Na prega - Sem fazer nada. Na sua mão - Com você. ("Tá na sua mão.") Na tora - À força, obrigado. Natoralmente - De forma forçada, na marra. Não contar conversa - Não perder tempo. Não tem (...) certa - Não tem nada que vá me impedir. ("Não tem chuva certa que acabe com minha praia.") Não tem errada - Não há como errar. Não tem nem pra onde - De jeito nenhum. Não vai dar pra melar - Não vai ser suficiente. Nessistanti / Nes'stanti / Nestanti - Agora há pouco, neste instante. Nico - Mico. Nigrinha - Alguém de baixo nível. Nigrinhagem - Baixaria, baixo astral. Nó-cego - Pessoa complicada. Nove e quatro - Nove vírgula quatro (nota na prova), vale pra qualquer nota. Num sabe? - Sabe? ("Acho que vou, num sabe?") Num tô nem aí - Não quero nem saber. Num tô cumeno nada disso - Nem vem que não tem, não tô acreditando nessa história. Num tô cumeno reggae - Num tô comendo nada disso. Num tá aí, nem tá chegando - Não está presente. Ó Ô, mais tá! - Ora essa!, veja só! Oferecida - Mulher que se joga para os homens. Ói, me deixe, viu? - Por favor não toque nesse assunto, tá? Ói sua vida! - Olhe lá!, tenha cuidado! Olho grosso - Invejoso, olho gordo. Ópaisso! / Ópraisso! / Ópraí! / Ópaí-ó! - Olha só! Ora, tá! - Ora, essa!, veja só! Oreba - Otário; lerdo. Orla - Beira-mar. Ousadia - Impertinência, atrevimento. Oxente - Puxa!, qual é?, que é isso? Ôxi! / Ôxe! - Oxente! Ozadia - Libertinagem, sacanagem. Pê Painho / Mainha / Voinho / Voinha - Pai / mãe / vô / vó. Paleta - À pé. Paletada - Caminhada longa. Paleteiro - Quem caminha muito. Palitinho (jogo) - Porrinha. Pandeiro - Traseiro. Pano-branco - Mancha branca na pele. Papeira - Cachumba. Pare, viu? - Cê para, hein! Paroano - Ano que vem. Passadeira - Travessa de cabelo, diadema. Passado (comida) - Estragado. Passar a porra - Dar um pau, dar porrada. Passar batido - Passar ligeiro, passar sem notar; entender algo facilmente. Passarinha - Paço de boi frito em fatias. Passeio - Calçada. Patão - Otário, bobão. Patolino - Muito patão. Patapata - Escova de cabelo daquelas que enfia o dedo. Pau caixola - Grande briga com uso de instrumentos ou armas. Pau viola - Grande briga na mão, sem uso de pedaços de pau ou qualquer objeto. Pé-de-gente - Pessoa. ("Não apareceu nenhum pé-de-gente naquela festa.") Pé-de-pica - Pessoa de pau grande; coisa ruim; bronca, confusão. Pé-de-planta - Muda de planta. Peba - Tapa na testa; de má qualidade; não original. Peça - Buffet; armário. Pedir pra morrer - Sentir uma vergonha imensa. Pegar no pé - Encher o saco, perturbar, ser insistente. Pegar no tombo - Empurrar o carro pra pegar. Pegar uma aposta - Fazer uma aposta. Perainda - Espera aí. Percata - Sandália. Periquito - Pipa, papagaio de papel. Pescar - Colar na prova ou exame (escola). Picado - Rápido, apressado. Picar - Arremessar algo, jogar. ("Vou picar isto em sua cara!") Picuinha - Detalhe sem importância; frescura; intriga. Picula (brincadeira) - Pique esconde. Pilha - Mentira, lanterna. Pilha-negra - Mentira muito grande. Pinguço - Bêbado. Pintão - Menino pertubado, arteiro. Pintar - Perturbar, fazer arte. ("...e os meninos, pintando muito?") Plantar na testa - Chifrar. Pó - Talco. Pocar - Furar, estourar. ("Nos aniversários a criançada sempre poca as beixigas.") Poço (de bufa) - Mulher extremamente feia. Pomba lerda - Lento, bobo. Pongar - Pegar carona; embarcar na idéia de alguém; pegar ônibus ou trem em movimento. Ponta de grafite - Grafite (de lapiseira). Pontinho - Embaixadas no futebol. Por nome - Chamado. ("Tinha um cara por nome André.) Por vida - Direto, sempre, constantemente. ("Ele tem por vida ficar olhando as meninas.") Porre - Chateação, saco. ("A festa tava um porre!") Porreta - Legal; gente fina; pode ser usado com ironia. ("Você é porreta, pega minhas coisas e nem me avisa!") Possa ser - Pode ser. ("Possa ser que eu vá.") Pra pirão - Pra valer. Pregueiro - Que vive na prega, à toa, coçando o saco. Presa - Barragem, represa. Presilha - Alfinete. Primo carnal - Primo de segundo grau, primo irmão. Procurar conversa - Falar demais, ser inconviniente. Procurar frete - Procurar confusão. Pular de cabeça - Mergulhar de cabeça. Purgando - Escorrendo pus. Puro - Sem acompanhamento. ("Hoje comi feijão puro.") Quê Q-Boa - Qualquer tipo de água sanitária. Quadrado - Cercado de bebê. Qual é a de mesmo?(Colé de mermo?) - Qual é a boa?, E aí como vai? Qual é meu rei? - Qual é, cara? Quando acaba - Além de tudo, além do mais, ainda por cima.("...e quando acaba vem me pedir desculpas.") Quartinho - Banheiro. Que hora é essa? - Que horas são? Que isso assim? - Que isso? Que miséria! - Desabafo; Engraçadinho! Que nem eu - Como eu. Quebrado - Cansado; estragado. Quebrar - Dobrar a rua. Queimado - Bala, doce. Queimar - peidar; faltar ao trabalho. Queixão - Cara de pau, entrão, bicão. Queixar - Tentar namorar, cantar alguém; pedir alguma coisa na maior cara de pau. Quenga - Mulher feia. Quente-frio - Garrafa térmica. Quentura - Calor Quesito - Pergunta, questão de uma prova escolar. Quetar - Ficar quieto. ("Quete aí, menino!") Rê Rame-rame - Coisa comum, rotineira, repetitiva. ("Fica aí nesse rame-rame da porra!") Ranço - Implicância; odor de suor. Rebocado - Com certeza. ("Tá rebocado que eu vou pra essa festa!") Receba! - Aprenda!, viu só? ("Vitória enfiou 2x0 no seu time. Receba!") Rechear (a carne) - Refogar a carne. Rei - Cara. Rei da cocada preta - Metido a besta. Renca - Um monte. ("Tinha uma renca de gente no meu carro.") Repare - Olha só, veja aqui. Resultado - Aí então... , conclusão... Retado - Do ********, muito bom; capaz; gente boa; invocado, puto da vida; bravo; interjeição de espanto ("Ô, retado!") Rodage - Estrada. Rolete - pedaço de cana. Romper o ano - Passar a entrada do ano novo. Ronceiro - Preguiçoso, vagaroso. Rótula - Rotatória, balão no trânsito. Rumar - Jogar, lançar. Rumbora? - Vamos nessa?
Si Sacrista – Pessoa que não vale nada. Sacudir (a poeira) - Limpar a casa, tirar a poeira dos móveis. Saído - Aquele que gosta de aparecer. Sair (bebida) - Servir bebida. Salitre - Maresia. Saltar (do ônibus) - Descer do ônibus. Sanitário - Banheiro. Sapatona - Sapatão. Sargaço - Alga marinha. Se abrir - Se oferecer. Se amostrar - Querer aparecer, ficar em destaque. Se armar - Se dar bem; arranjar uma mulher. Se arrombar - Se dar mal. Se assunte! - Tome vergonha!; se ligue!; se olhe! Se campar - Se dar mal. Se estrompar - Se dar mal. Se lenhar - Se dar mal. Se ligue! - Se oriente, se toque, preste atenção. Se olhe! - Procure seu lugar, me respeite! Se oriente! - Tome jeito! Se picar - Se mandar, ir embora. Se plante, bróder! / Se prante, bróder! - Fique na sua!; Vamo brigar agora! Se respeite! - Me respeite. Se saia, rapa! - Se toque; se mande. Seco - Muito afim de fazer algo. ("Hoje estou seco por um baba.") Segurar no pé - Encher o saco, vigiar, tomar conta. ("Essa mulher vive segurando no meu pé.") Segurar vela - Diz-se de quem acompanha sozinho um casal de namorados. Sem quê nem pra quê - Sem mais nem menos. Seu bichinho - Seu fulano. Siga certo - Vá em frente. Sinal - Pinta no corpo. Sinaleira - Sinal de trânsito. Só - Usado para reforçar algo. ("-Esse cara fala pra porra, né?/ -É, ele só fala!") Socado - Cheio, entupido. Socorro - Estepe de pneu. Sombreiro - Sombrinha de praia.
Tê Tá de calundu - Tá zangado, na bronca. Tá ligado? - Entendeu?; Falou? Tá mangaba - Tá moleza. Tá na jante (pneu) - Tá gasto, tá careca. Tá na pindaíba - Tá sem grana, tá duro. Tá rebocado! - Pode crer! Tá sem um puto -Tá sem grana, duro. Tá um baba - Tá moleza. Tabaca - Drible da vaca no futebol; vagina. Tabaréu - Caipira. Tabaroa - Mulher caipira. Taboca - Tipo de biscoito oco e arredondado; porrada; vantagem. Tábua - Assento do vaso. Taco - pedaço. Tanque - Caixa d'água. Taquiceiro - Taxista. Taquinho - Pedacinho. Tcheca - Buceta. Ter arte do cão - Ser pertubado, traquinas. Tiquinho - Pouquinho. ("Deixe só um tiquinho pra mim.") Tirado - Metido. Tirar o contrato - Assinar o contrato. Tirar do tempo - Desregular o motor do carro. Tirar idéia - Tirar onda. Tirar o corpo - Se mandar, dar o fora. Tirar o pé de banda - Sair da jogada. Tirar pergunta - Tirar satisfação. Tô pouco me lixando - Não quero nem saber. Tóchico - Tóxico. Tô de maresia - Estou sem fazer nada, vagabundeando. Tolete – Pedaço de fezes. Tomar uma - Beber. (bebida alcoólica) Tomar um chelp - Descobrir que estava errado; se dar mal em alguma discussão. ("Foi discutir com a professora e acabou tomando um chelp!") Tomar raiva - Ficar com raiva. Tomar tenência na vida - Tomar jeito. Tomar um chá de se pique - Retirar-se, ir embora. Tope - Tamanho. ("Ele é do meu tope.") Topete - Ousadia, falta de respeito. ("Não tome topete comigo não, viu?") Torar - Arrebentar. Transmissão - Registro hidráulico. Trava na língua - Língua presa. Treta / Treita - Malandragem, safadeza. Tribufu - Negra feia. Tripé - Homem de pau grande. Trocar idéias - Conversar. Troncho - Desarrumado, torto, sem equilíbrio. Truta - Mentira, sacanagem. U Um mucado - Um bucado, um monte, vários. Uma hora dessa - Qualquer hora. Umbora? - Vamos? Vê Vagal - Preguiçoso, vagabundo. Vai desculpando - Desculpe-me. Vambora / Vãobora - Vamos? Vara - Baguete, pão mais comprido. Varapau - Sujeito alto e magro. Vate catar! - Vá encher o saco de outro! Vazio - Livre, disponível. ("Esse lugar tá vazio?") Ver miguel - Ir no banheiro. Virado na porra - Muito puto da vida. Virado no cão - Muito puto da vida. Vixe Maria! - Virgem Maria! Xis Xaréu - Pessoal que entra no estádio de graça no final do jogo. Xereca - Vagina. Xôxa - Sem graça, insípida. Xurumela - Papo-furado; história mal contada. Zê Zarolho - Caolho. Zerinho ou um / Zero ou um - Jogo tipo par ou ímpar. Zorra - Qualquer coisa; bagunça; porra; situação. Zuada - Barulho. Zunhada - Arranhar com as unhas, unhadas.
Última edição por Ana Rosa Jackson em Qui Mar 31, 2011 7:58 pm, editado 1 vez(es) |
| | | Tixa Administrador
Mensagens : 3665 Data de inscrição : 11/10/2009 Idade : 33 Localização : Quarteira
| Assunto: Re: Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! Sex Abr 01, 2011 11:42 am | |
| ehheheehheeh! todas as regiões tem termos diferentes! kkkkkk tenho um dicionario algarvio! Poderiamos fazer uma coletanea tb, porque existem palavras do português com significados diferentes em Portugal e Brasil: Fila em Portugal é bicha, e aqui bicha é gay masculino!!!!!!!!!! loucura! |
| | | mila Visionary
Mensagens : 526 Data de inscrição : 16/11/2010 Idade : 35 Localização : Manaus-AM
| Assunto: Re: Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! Sáb Abr 02, 2011 12:00 pm | |
| poxa que legal... rsrsrsr sem ofender ninguem eu achei isso muito estranho tem palavras estranha ststst mas cada estado é estado ]rsrsrsrs |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! | |
| |
| | | | Dicionário de Baianês: Entenda o que se fala na Bahia! | |
|