Jurados vêem foto da autópsia de Michael Jackson
Uma forte imagem do corpo nu de Michael Jackson deitado sobre a mesa de autópsia, um dia depois que ele morreu, foi exibida em um telão em frente ao júri na terça-feira no julgamento de homicídio culposo do Dr. Conrad Murray.
Uma fã de Jackson, que ganhou no sorteio um lugar no tribunal, ficou tão aborrecida que ela fugiu do banco após o Ministério Público apresentar a fotografia na tela, enquanto outros fãs choraram em silêncio e se abraçaram.
A matriarca dos Jackson, Katherine Jackson, que foi avisada pelo promotor, optou por deixar a sala do tribunal durante o recesso do meio da manhã, antes do patologista que fez a autópsia de seu filho tomar o banco das testemunhas.
A mãe de Michael Jackson e a irmã Rebbie Jackson estavam lá para a primeira hora da terça-feira, quando o último segmento do áudio da gravação da entrevista de Murray com a polícia foi tocada no Tribunal.
Os três filhos de Jackson "choraram e choraram e choraram", quando um médico da emergência disse que seu pai estava morto, disse Murray na entrevista, que ocorreu dois dias depois da morte do ícone pop.
Dr. Christopher Rogers, o médico legista que realizou a autópsia, disse terça-feira que a morte de Jackson foi considerada homicídio por causa do uso irresponsável de Murray do anestésico cirúrgico propofol na casa de Jackson para ajudá-lo a dormir.
O legista determinou que Jackson morreu de "intoxicação aguda de propofol", em combinação com sedativos diversos - todos drogas que Murray reconheceu na entrevista à polícia que ele deu a Jackson nas horas antes de sua morte.
"O risco supera o benefício", disse Rogers sobre o uso do propofol para combater a insônia.
Ele disse que era possível que Murray tenha dado a Jackson uma overdose, pois ele não tinha "dispositivo de precisão de dosagem" para manter Jackson dormindo com propofol.
"Essencialmente, o médico teria que fazer a estimativa da quantidade de propofol que ele estaria dando", Rogers testemunhou. "Eu acho que seria fácil, nessas circunstâncias, o médico errar a estimativa e dar muito propofol."
Rogers reforçou o argumento de acusação de que Murray usou uma instalação improvisada IV para manter Jackson medicado e adormecido, mas isso apresentou problemas quando o médico não estava monitorando o paciente.
O frasco de propofol que os promotores afirmam que Murray usou para o gotejamento IV tinha um corte na parte superior de borracha que parecia ter sido feito com um spike de médico, e não uma agulha de seringa.
Murray poderia ter pressionado "um spike na tampa de borracha e então, o propofol fluiria para fora da extremidade", disse Rogers.
Rogers, durante seu interrogatório direto pelo promotor David Walgren, disse que descartou a possibilidade de que Jackson tenha se auto-administrado a dose letal de propofol. Ele disse que era improvável que ele tivesse tido tempo durante os dois minutos que Murray disse à polícia que ficou longe da cabeceira do cantor.
Mais tarde, ele admitiu no interrogatório que teria sido possível para Jackson ter alcançado a porta IV perto de seu joelho para se auto-injetar propofol. Se Jackson empurrasse a droga rapidamente, ele poderia ter feito seu coração parar imediatamente, disse Rogers.
Mais tarde, ele acrescentou, ao ser questionado pelo promotor, que ele continuaria a considerar isso um homicídio, mesmo que Jackson administrasse a overdose fatal em si mesmo, uma vez que o médico teria sido negligente em deixar as drogas nas proximidades.
O advogado de defesa Ed Chernoff, em suas declarações de abertura, afirmou que Jackson morreu depois de ter ingerido comprimidos de lorazepam de um frasco ao lado de sua cama, seguido da auto-administração de uma dose de propofol, enquanto Murray estava fora do quarto.
Rogers, no interrogatório do advogado de defesa Michael Flanagan, deu alguma sustentação à teoria da defesa de que Jackson ingeriu comprimidos de lorazepam, além dos medicamentos que Murray disse que deu a ele por injeção.
Um estudo de toxicidade do conteúdo do estômago de Jackson, realizado nos últimos meses, mostrou um nível de lorazepam quatro vezes maior no estômago do que em seu sangue.
"Teria que haver algum lorazepam por via oral tomado em algum momento", declarou Rogers, depois de levar um momento para fazer algumas contas rápidas, enquanto no banco das testemunhas.
Katherine Jackson estava no tribunal antes de ouvir Murray descrever para os detetives a reação de sua neta de 11 anos de idade, Paris, a notícia de que seu pai estava morto.
"Vou acordar de manhã, e eu não poderei ver meu pai", disse Paris, de acordo com Murray.
A reprodução da entrevista na terça começou com Murray relatando como os filhos de Jackson "estavam realmente chorando, chorando muito", quando eles foram informados que os médicos do Ronald Reagan UCLA Medical Center foram incapazes de salvar seu pai.
"Eu abracei a todos, consolei a Paris, consolei a Prince, consolei a Blanket, que é o garotinho menor, porque quando estavam doentes, eles sempre pediam o Dr. Conrad," disse Murray.
Murray, que tratou de Jackson e seus filhos de refriados e doenças leves quando eles visitaram ou viveram em Las Vegas, foi contratado como médico de Jackson em tempo integral apenas dois meses antes de sua morte em 25 junho de 2009.
"Depois que eles choraram, e choraram e choraram, então sua filha pronunciou muitas palavras de infelicidade e, sabe, que ela viveria sozinha sem seu pai e que ela não queria ser uma órfã", disse Murray, referindo-se a Paris.
"Ela me perguntou: "Dr. Murray, você disse que você salvou um monte de pacientes. Sabe, você salva pessoas com ataques cardíacos, e você não pôde salvar o meu pai?'", ele disse aos detetives. "Eu disse, 'Eu fiz o melhor que pude.' E ela disse: 'Eu sei disso, Dr. Murray. Pelo menos eu sei. Eu sei que você fez o melhor que pôde. Eu sei que você fez o melhor que pôde, mas eu estou realmente triste. Sabe, eu vou acordar de manhã, e eu não poderei ver meu pai '."
Murray disse que também não foi capaz de explicar a morte de Jackson para outros membros da família que se reuniram em uma sala de conferências no hospital.
"Você sabe por que ele morreu?" , perguntou um deles, Murray disse à polícia.
"Minha resposta foi "Não", e essa é a razão pela qual eu estava recomendando à família para ter uma autópsia, porque eu também queria saber", disse Murray.
Os promotores afirmam que Jackson morreu devido a negligência criminosa de Murray, incluindo o uso do anestésico cirúrgico propofol em seu quarto, sem equipamento de monitorização adequado.
Mas na parte da entrevista ouvida na terça-feira, Murray aponta o dedo para longe de si mesmo, para outros médicos.
"Eu não estava ciente de quaisquer outros medicamentos que ele estava tomando, mas eu soube que ele estava vendo um Dr. Klein três vezes por semana, em Beverly Hills", Murray disse à polícia. "E ele nunca revelou isso para mim."
O advogado de defesa Chernoff sustentou no início do julgamento que o Dr. Arnold Klein tinha viciado Jackson em Demerol, um analgésico narcótico, durante visitas regulares do cantor à sua clínica de dermatologia em Beverly Hills na semana antes de sua morte.
"Sua equipe de produção tinha me dito recentemente que seus piores dias no set ocorriam quando ele tinha ido ao consultório do Dr. Klein, que era cerca de três vezes por semana", disse Murray em entrevista. "E quando ele retornava ele estava basicamente perdido e era necessário pelo menos 24 horas para a recuperação."
Três testemunhas de acusação anteriores testemunharam que eles estavam cientes de visitas freqüentes de Jackson ao consultório de Klein e que a fala de Jackson ficaria lenta e pastosa depois disso.
O tenente Scott Smith, principal investigador da polícia de Los Angeles no caso, reconheceu que havia "cabeçadas" entre Polícia de Los Angeles e o escritório do legista sobre quem iria entrevistar Klein.
Um tenente do LAPD ligou para o escritório do legista e pediu para eles não entrevistarem Klein "porque tínhamos outros órgãos, se quiserem, que estavam examinando Dr. Klein e suas relações, de modo que haveria, talvez, algumas cabeçadas sobre isso," disse Smith.
Investigadores da Agência Executiva de Drogas foram designados para investigar Klein, disse Smith.
Exames toxicológicos não encontraram Demerol no sangue de Jackson no momento da sua morte, mas a alegação da defesa é que ele teve um papel. Eles dizem que Jackson era incapaz de dormir porque ele estava sofrendo de abstinência da droga.
Murray disse à polícia que Jackson estava "dando sinais de uma retirada", mas ele suspeita que era de propofol, do qual ele disse que estava tentando desmamar Jackson após dois meses de uso noturno.
A morte de Jackson veio depois de duas noites sem usar propofol. Murray disse que ele lhe deu uma série de três sedativos - Valium, lorazepam e midazolam - na terceira noite sem conseguir dormir.
"Isso não estava funcionando", disse Murray. "Então, ele estava passando por uma retirada de que agente? Seria sua sua mente que estava forçando ele a ficar acordado?"
Após 10 horas de tentativas, Jackson pediu para voltar a receber propofol, que o cantor chamou de o seu "leite", disse Murray. Ele precisava de descanso antes de um ensaio importante para seu show de retorno "This Is It".
"Eu tenho que dormir, Dr. Conrad," Murray disse que Jackson pediu a ele. "Eu tenho esses ensaios pra realizar. Devo estar pronto para o show na Inglaterra. Amanhã, vou ter que cancelar a minha performance, porque você sabe que eu não posso funcionar se eu não conseguir dormir."
Futuramente, Murray disse, ele deu.
"Eu, então, decidi ir em frente e dar-lhe um pouco do leite, para que ele pudesse ter algumas horas de sono para que ele pudesse produzir, porque eu me preocupava com ele", disse Murray. "Eu não queria que ele falhasse. Eu não tinha intenção de machucá-lo. E eu estava compadecido. Mas o que eu estava fazendo, também, era reconhecer que Michael Jackson pode ter tido uma dependência a uma substância. Eu estava tentando desmamá-lo."
Na gravação, Murray insistiu que ele mantinha uma estreita vigilância sobre Jackson depois que ele finalmente adormeceu. O médico nunca mencionou a longa lista de e-mails e ligações que os registros de telefone celular revelou mais tarde.
O médico disse que ele saiu da sala por cerca de dois minutos para ir ao banheiro. Quando ele voltou, ele percebeu que seu paciente havia parado de respirar,disse Murray.
Se condenado por homicídio involuntário, Murray poderia passar quatro anos em uma prisão da Califórnia e perder sua licença médica.
CNN
Dr. Christopher Rogers - legista