MJMoonwalker
Seja Bem vinda(o) ao fórum MJMoonwalker , para visualizar os nossos tópicos faça login ou inscreva-se.
Dispomos de uma grande variedade de material sobre o King of pop, desde Downloads, Notícias até a uma galeria de fotos de todas as épocas da vida do astro.
MJMoonwalker
Seja Bem vinda(o) ao fórum MJMoonwalker , para visualizar os nossos tópicos faça login ou inscreva-se.
Dispomos de uma grande variedade de material sobre o King of pop, desde Downloads, Notícias até a uma galeria de fotos de todas as épocas da vida do astro.
MJMoonwalker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MJMoonwalker

Se vocês precisarem de sinônimos para as palavras – talento, carisma e genialidade não procurem um dicionário. Apenas digam um nome: Michael Jackson
 
InícioBig Boy: A Origem Deconhecida do Menino que Mudou A História Da Música  Portal11ProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrar

Compartilhe
 

 Big Boy: A Origem Deconhecida do Menino que Mudou A História Da Música

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Anoka Rosa Jackson
Administrador
Administrador
Anoka Rosa Jackson

Mensagens : 3968
Data de inscrição : 11/10/2010
Idade : 64
Localização : Lauro de Freitas - Bahia

Big Boy: A Origem Deconhecida do Menino que Mudou A História Da Música  Empty
MensagemAssunto: Big Boy: A Origem Deconhecida do Menino que Mudou A História Da Música    Big Boy: A Origem Deconhecida do Menino que Mudou A História Da Música  EmptyDom Dez 11, 2011 3:33 pm

O texto a seguir fala de um capítulo em branco na história de Michael Jackson: a era pré-Motown, ou seja, o verdadeiro início da carreira profissinal de MJ, pouco conhecido pela maioria de seus fãs.

O Início

Os fãs mais obstinados sabem que a música Big Boy foi gravada no fim de 1967 em Chicago e lançada em Chicago, Gary no início de 1968 pela Gravadora Steeltown Records, de Gary. Mas a maioria do resto das informações lá fora é falha ou incompleta. A Minissérie de 1992 "The Jacksons: An American Dream" ficcionaliza a sessão, colocando-o em 1966 e fingindo, provavelmente por motivos de licenciamento, que os Jacksons gravaram um cover em "Kansas City". Mesmo a autobiografia elaborada pelo próprio Michael em 1988, Moonwalk, recebeu a maior parte dos detalhes errados, o que não é nada surpreendente, dado que ele tinha nove anos na época. Berry Gordy fabricou em 1969 que a banda teria sido uma "descoberta" de Diana Ross, mas tudo não passou de uma jogada de marketing para a cantora sustentar a campanha publicitária.

Gordon Keith foi a primeira pessoa a oferecer um contrato de gravação à Michael Jackson, quando começou sua carreira como um dos Integrantes da Banda Jackson 5, formada por ele e seus irmãos. Keith realmente gravou, produziu e liberou seus registros. A faixa mais notável gravada com os Jackson 5 é Big Boy. Keith assinou com os Jacksons um contrato de gravação em Novembro de 1967, num momento em que, curiosamente, nenhum dos numerosos rótulos da região iria levá-los muito mais longe.

Em 1967 a Steeltown havia lançado vários singles sem no entanto chegar às paradas hit. Keith tinha visto o suficiente de um grupo de jovens chamado Jackson Five em cartazes passeando pela cidade para convencer-se de que o grupo era trabalhador. Imaginou então que poderia vir a fechar um contrato e que esta seria uma oportunidade rara, pois afinal poderia reunir o talento de jovens combinado com a disciplina.

Estava intrigado com que freqüência e regularidade eram divulgados elogios explícitos sobre o alto nível de compromisso do grupo com a sua música.

Keith queria falar com o reponsável ou empresário da banda Jackson 5, e conhecê-los. Obteve o número do telefone da família Jackson de músicos locais, os Irmãos Sherl, que, assim como o Jackson 5, estavam tendo aulas de vocal e música com uma Professora de Música Local, Shirley Cartman. Telefonando para Joseph "Joe" Jackson foi convidado a ir até sua casa na 2300 Jackson para conhecer e ver os meninos performando, como numa audição.

Keith recorda como: "Eles se apresentaram perfeitamente na sala de estar de sua casa. A mobília foi empurrada para trás, e eles e seus equipamentos usaram praticamente toda a sala. A família inteira estava lá, e Janet era um bebê nos braços de Dona Katherine. Quando eles cantaram, Michael cantava como um anjo; Jermaine também tinha uma grande voz; Jackie poderia levar uma melodia; Marlon podia realmente dançar. Mas quando Michael dançou, todos cantando ao mesmo tempo, ele acabou com James Brown, Jackie Wilson, Fred Astaire e qualquer outra pessoa que você pode nomear. Eles cantaram alguns Singles de James Brown, "Cold Sweat", Jackie Wilson, "Doggin Around", alguns de Smokey Robinson, The Temptations, "My Girl" e "Just My Imagination". Bem, eu estava pasmo. Nocauteado. Desintegrado. Sem Palavras.
Então, depois da escola, numa tarde em novembro de 1967, Michael, 9, Marlon, 10, Jermaine, 12, Tito, 14,e Jackie, 16, empilhados no Volkswagen da família com Joseph, fizeram o caminho, o percurso do Estado de Gary até o Bairro de Chicago, o Englewood Oeste, e foram para o estacionamento na frente do Estúdio de Gravação, que apresentava-se ainda ensolarado quando chegaram na Sawyer na West 69.

Os empresários do bairro, que eram então predominantemente brancos, ficaram intimidados pelo fluxo constante de bluesmen negros que entravam para o “Late-Night Sessions”. Mas é improvável que os vizinhos tenham ficado intimidados pelos visitantes naquele dia de outono em 67.

Segundo o propietário do estúdio em que o grupo gravou as faixas, "Os Jacksons foram uns anjinhos, e verdadeiros profissionais, fazendo suas próprias coisas." Joseph tinha treinado Tito na guitarra e Jermaine no baixo e um jovem amigo da família, Johnny Jackson (nenhum parentesco, embora a Motown viesse à colocá-lo como um primo) foi um excelente baterista. Em uma única sessão longa o grupo gravou quatro músicas, que diz Keith já estavam em seu repertório. Embora em “Moonwalk” Michael se lembre de ter sido tonto de colocar um par de fones de ouvido grandes demais e cantar em um estúdio com músicos adultos, ele estava longe de ser despreparado. Além de ensaiar em casa exaustivamente, tinha agitadas noites de amadores e concursos de talentos como “Pristine Ten Minuts Sets”. Os irmãos também foram fazendo shows adequados em boates de Chicago como “Burning Spear Spann” e o “Clube Confidential”, onde eles tiveram uma atuação regular, às vezes Trabalhando com vários conjuntos, na boate Mr. Lucky em Gary. Joe tinha até comprado um microfone para a sua casa para ajudar os meninos a se acostumarem a cantar em um.Apesar do profissionalismo das crianças, a sessão de gravação foi cansativa. Como a noite avançava, os meninos se cansaram. "Lembro-me de olhar para o relógio que havia lá que marcava 10 ou 11 da Noite e olhar para estes jovens até tão tarde que tinham ido a escola mais cedo", diz Bridgeman, um dos propietários da Steeltown. "Eu saí do estúdio e trouxe-lhes sanduíches, porque não tinham comido desde que eu não sei o tempo. Tinham sido muito intensas as horas de gravação para pararmos para comer."

Embora os Jacksons tenham terminado todas as suas faixas, gravaram rapidamente como numa maratona. Bridgeman diz que ele e mais dois outros vocalistas, Solomon e George Ard Rias, voltaram ao estúdio para refazer alguns trechos (backups)
Duas faixas controversas, lançadas no final de 1968, são “Let Me Carry Your School Books” b/w “I Never had A Girl” by “The Ripples and Waves Plus Michael”. Soavam semelhante ao Jackson Five e todos suspeitavam que poderiam ser os Jackson Five. Informações recentes, descobertas por www.indiana45s.com, concluiu que as gravações e ondas sonoras nelas ouvidas não são dos Jackson Five, mas de um outro grupo de Gary anterior, IN, e sim, a gravação refere-se a esse grupo para a Steeltown. Além disso, uma fonte confiável informou que o “Plus Michael” não é Michael Jackson.

"Big Boy" foi o primeiro single lançado pela banda americana de R&B e Soul, Jackson 5 em 1968 pela gravadora Steeltown Records. É também a primeira música gravada com os vocais do cantor Michael Jackson. A canção não foi nem um sucesso de crítica, nem comercial, mas no entanto a Família Jackson ficou encantada com o resultado. A família Jackson se reuniu em torno de um rádio para ouvir a transmissão da canção pela 1ª vez. Michael Jackson tinha 9 anos de idade na época. Ele disse da experiência: " Todos [a família] riram e se abraçaram. Sentimos que tínhamos chegado.” O Single "Big Boy" não aparece em nenhuma das paradas da Billboard de Música, mas vendeu mais de 10.000 copias.



Primeiro Contrato de Gravação e Single



O Jackson 5 começou sua carreira apresentando-se em concursos de talentos, que chegaram muitas vezes a ganhar. Durante uma apresentação no Beckman Junior High, o grupo foi levado ao conhecimento de Gordon Keith. Ele assinou as crianças para um contrato de gravação limitada. A banda gravou com seus instrumentos e um grupo de apoio nos fins de semana. Michael Jackson cantou os vocais na maioria das faixas e os irmãos produziram muito do material si, incluindo a faixa "Big Boy", que levou algumas horas para ser gravada e foi escrito por Ed Silver. Ao grupo foi pagos três centavos para cada registro vendido, que foi dividido igualmente entre os cinco membros. O grupo lançou seu primeiro no A-side de um Disco de 45 RPM, o Single "Big Boy" em 30 de Janeiro de 1968. Ele foi acompanhado no B-side (Lado B) do Single "You've Changed". Os irmãos viriam a apresentar "Big Boy" em clubes de striptese que eram numerosas no início de sua vida artística inicial.






Deixando Steeltown


O Jackson 5 lançaria um segundo single através da Steeltown Records: "You Don’t Have To Be Over 21". Os dois singles estavam para serem apoiados por um álbum de estúdio de onze faixas, mas este nunca fora lançado. Em 26 de julho de 1968, o grupo assinou um contrato com a Gravadora Motown Records. No entanto, como o contrato do grupo com a gravadora Steeltown ainda não tinha terminado, o novo contrato não poderia ser totalmente trabalhado até 11 de Março de 1969. A Gravadora Motown Records tentou fazer com que o grupo conseguisse sair fora das exigências do seu contrato com a Gravadora Steeltown e, finalmente, conseguiu fazê-lo através de uma liquidação financeira do mesmo.


Redescoberta


As Fitas Masters originais de "Big Boy", que acreditavam-se estarem perdidas, foram encontradas em 1994. Um amigo da família de Ben Brown encontrou as fitas na despensa da cozinha de seus pais. Brown reeditou a canção em 1995, lançando-a como single promocional do álbum “The Jackson 5 Pre-History: The Lost Steeltown Records” uma semana antes do álbum de Michael Jackson HIStory ser lançado. Ele também remasterizou a canção, e passou à vendê-la por correspondência, junto com uma versão instrumental. Em um Kit de Edição Limitada que consiste de um disco compacto e fita cassete, o Kit podia ser adquirido a um custo de aproximadamente US $ 30 (Trinta Dolares). A reedição de "Big Boy" foi promovida com um vídeo musical. Em 2009, Keith Gordon colocou os Itens da era Steeltown em leilão, incluindo "um número considerável” de cópias inéditas de " Big Boy " em 45 rpm (Rotações Por Minuto) e 100 cópias de "We Don't Have To Be Over 21 (to Fall in Love)".
Em 2006, um vinil com as faixas “Jackson Man”, lado A, e “Take My Heart”, lado B, foi leiloado no Ebay por 8000 dólares. Tais faixas permanecem inéditas até hoje.

Texto adaptado do site:
http://mimijackinvincible.blogspot.com/2011/11/discografia-jackson-five-big-boy.html

E com algumas informações extras do site:
http://jacksonstreet.canalblog.com/archives/the
Ir para o topo Ir para baixo
 

Big Boy: A Origem Deconhecida do Menino que Mudou A História Da Música

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» A história da música “Billie Jean”
» Uma Lição de HIStória
» Legado musical de Michael Jackson gera maior contrato da história da música pop
» Mais uma história de MJ
» O verdadeiro Homem-Menino por trás da máscara

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MJMoonwalker :: Reinado :: Arquivos Moonwalker-