'Acho que o Brasil merece esse prêmio', diz Carlinhos Brown sobre o Oscar
Carlinhos Brown e Sergio Mendes são os autores da música do filme "Rio", indicada ao Oscar.
"Vamos trazer de volta o caneco!" Foi assim que Carlinhos Brown deixou a Bahia com destino a Hollywood. Lá, ele se reencontrou com Sergio Mendes, um dos músicos brasileiros, um dos parceiros da canção do filme 'Rio', candidata ao Oscar de melhor canção original.
"O mestre Sérgio Mendes, por qual eu sempre devo toda a reverência, peço a benção inclusive", recebe Carlinhos. Os dois se conheceram há 21 anos. A parceria deu tão certo que rendeu um Grammy em 1993, o Oscar da música. Agora, eles querem o caneco em forma de estátua, o Oscar do cinema.
No processo de composição da música, Sergio contou com a parceria fundamental de Carlinhos na parte rítmica. "Esse time vestiu a camisa tão legal e foi um encontro tão bonito", conta Mendes.
Carlinhos Brown escreveu a letra em português que foi usada no filme exibido no Brasil. Faltava a versão em inglês, que foi ouvida em salas de cinema do mundo inteiro. E foi aí que a compositora Siedah Garret entrou no time. Ela já compôs para Michael Jackson e também ganhou um Grammy. A americana é quase uma carioca de tanto que gosta do Rio de Janeiro.
O time completo está na torcida. A disputa é contra um único concorrente: a música do filme dos Muppets. Este pode ser o primeiro Oscar brasileiro! Sérgio Mendes torce: "Eu espero ganhar, se Deus quiser".
Assim que chegou a Los Angeles, Carlinhos Brown foi homenageado pela prefeitura, que apoia o intercambio cultural com a cidade de Salvador.
Convidamos Carlinhos Brown para um passeio por Los Angeles. Primeiro, ele fez um reconhecimento do campo na Calçada da Fama. É claro que logo apareceram brasileiros que se juntaram à festa. E os gringos foram atraídos pelo batuque e pelo visual do baiano que sonha em trazer uma estatueta para o Brasil.
"Minha expectativa é a melhor, acho que o Brasil merece esse prêmio. Não só a partir da figura de Sérgio Mendes, da minha figura e de outros que participaram, mas por essa força que é a comunidade brasileira.
Esta é a maior prova de que tudo é possível em Hollywood: um sósia de Michael Jackson caiu desengonçado no samba. Vamos ver se o samba da ararinha Blu consegue transformar a noite de gala do cinema em carnaval.
JORNAL FLORIPA
############################
Carlinhos Brown sobre o Oscar: ‘Não foi dessa vez’O músico Carlinhos Brown comenta derrota no Oscar 2012
Carlinhos Brown (49), indicado ao Oscar 2012 por Melhor Canção Original, pela canção
Real in Rio, da animação
Rio, comentou em seu perfil no Twitter a derrota na premiação.
“Não foi dessa vez, mas valeu muito! É uma honra estar aqui representando o Brasil”, lamentou o músico, que perdeu a estatueta para
Bret McKenzie, que compôs
Man or Muppet, de
Os Muppets.
"É maravilhoso ser um indicado e, ainda por cima, vice. Valeu a todos pela torcida. Foi uma honra dividir esse momento com Sérgio, Siedah e toda a equipe do Rio e dos Muppets", completou Brown.
Real in Rio foi originalmente composta em português, em parceria com
Sérgio Mendes (71) e
Mikael Mutti (37), e ganhou o título de
Favo de Mel. A versão em inglês para o filme de Carlos Saldanha (47) foi composta em parceria com Sérgio Mendes e
Siedah Garrett (51).
Fechar
Automático
Reuters
CARAS