Nova lei antiprotestos exige autorização das autoridades para aglomerações públicas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]SÃO PETERSBURGO - A polícia de São Petersburgo prendeu um fã e acabou com uma homenagem ao cantor americano Michael Jackson na tarde desta segunda-feira. Os policiais acusaram outras 15 pessoas de violar a nova lei russa que exige autorização das autoridades para aglomerações em público.
Um fã clube local organizou um encontro na porta do consulado americano para lembrar os três anos da morte do cantor pop. Eles seguravam velas, flores e cartazes e cantavam músicas do repertório do ídolo quando foram surpreendidos.
Segundo os policiais, os admiradores de Michael Jackson estavam incomodando os pedestres e violando a lei antiprotestos. Um fã vestido como o astro foi detido, acusado de organizar a manifestação não autorizada. Ele foi liberado após pagar uma multa, segundo a imprensa russa.
Desde a morte do cantor, os fãs de São Petersburgo organizam anualmente eventos em sua memória. Até este ano, eles tinham o apoio da polícia e do consulado americano.
Os manifestantes russos sofreram um forte revés após a aprovação de uma lei no início de junho que impõe multas de até 300 mil rublos para quem participar de protestos não autorizados pelo governo. A medida desagradou a população, que, em desafio, realizou uma grande manifestação em 12 de junho.
O Globo