Inex_G This is it
Mensagens : 349 Data de inscrição : 11/10/2009 Idade : 29 Localização : Lisboa
| Assunto: «A Lenda» pobre de Michael Jackson Sex Fev 19, 2010 4:40 pm | |
| «A Lenda», de Chas Newkey-Burden (Ed. Europa-América), é uma biografia preguiçosa e pouco exaustiva que, ainda por cima, revela descuido na escrita. A entrada de Michael Jackson na Wikipedia tem quase tanta informação útil como este livro.
A morte de Michael Jackson originou um natural fenómeno de multiplicação...de produtos. O Rei da Pop é sério candidato a tornar-se no morto mais rentável, destronando Elvis Presley, e parte da explicação está em livros como «A Lenda», em que a história – musical e de vida – é contada a correr sem grande detalhe.
Sem rodeios, o que Chas Newkey-Burden nos dá é um relato de factos sem grandes cuidados na escrita (a tradução também não ajuda), tornando «A Lenda» numa espécie de versão expandida da entrada de Michael Jackson na Wikipedia. E pior que isso, não há nada de verdadeiramente novo nesta obra.
Em comparação com outros livros publicados após a morte do ícone da pop, «A Lenda» é, claramente, um dos mais desinteressantes e descuidados. Então a primeira parte – que se pode situar até aos primeiros escândalos (não provados) com crianças – é de bradar aos céus tal a ausência de pesquisa reflectida numa abordagem «pela rama».
O auto de derrota face a outros livros publicados depois do dia 25 de Junho do ano passado está no último capítulo quando Newkey-Burden retira passagens «gordas» de «Michael Jackson: Os Últimos Anos», da autoria de Ian Halperin. Por comparação, esse sim é um trabalho exaustivo de investigação, coerente e pertinente, sobre uma figura que ainda vai dar muito que falar. |
|