Se já nada é passível de ser inventado, pelo menos podê-lo-á ser reinventado. Finda mais uma edição do MIPTV, em Cannes, saltam à vista alguns conteúdos inovadores. Michael Jackson, ainda que indirectamente, protagoniza um deles. A rua será palco de outros.
Todos os anos, a cidade costeira francesa é anfitriã do Festival de Televisão, no qual se apresentam as propostas mais inovadores. Produtoras e canais de todo Mundo levam a Cannes as mais recentes novidades com o intuito, pois, de as negociar.
Embora morto, o rei da pop continua na berlinda. "My name is Michael", pretende recrutar dois bailarinos e outros tantos cantores para que os mesmos encarnem Michael Jackson em diversas etapas da sua conturbada existência. O intento do formato é que os vencedores integrem um musical sobre a vida da estrela.
E a tendência de espreitar pela fechadura da privacidade alheia parece continuar. O formato israelita "The frame" é exemplo disso. Baseia-se no acompanhamento da vida de oito casais. Ganha o que cativar mais espectadores.
Dançar em cadeira de rodas
Por outro lado, o ar livre parece preencher requisitos no que toca a acolher novos modelos. São pelo menos três a seguir a linha que tem nas ruas o seu cenário: "One world", "Deal with it" e "Stand out of the crowd". No modelo sueco "One world", celebridades devem mobilizar o maior número de pessoas para um "flashmob" (reunião inusitada).
São múltiplos os formatos exibidos à escala planetária que visam testar os dotes de bailarinos dos concorrentes. Note-se o caso de "Achas que sabes dançar", no ar na SIC. Porém, na calha há novos projectos embrionários a abordar o mesmo tema. "Dancing on the wheels" coloca seis famosos a dançar contra seis anónimos. Acontece que estes últimos padecem de deficiências motoras, deslocando-se de cadeiras de rodas.
O amor continua ainda a persistir no ar. "Prisioner of love" preconiza que ex-namorados não sucumbam à solidão e procurem novos companheiros. O hiato de classes sociais é também trazido à liça. "Rich kids on a poor budget" tem como principal objectivo inserir crianças ricas, em meios onde não abunda o dinheiro. Convencer os pais de que se vai casar com uma celebridade de conduta dúbia é o propósito de "My parents are gonna love you".
fonte:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1547576