Tixa Administrador
Mensagens : 3665 Data de inscrição : 11/10/2009 Idade : 33 Localização : Quarteira
| Assunto: Capa Blood on the Dance Floor Sex Nov 04, 2011 10:38 pm | |
| BLOOD ON THE DANCE FLOORtradução de Bruno Fahning. Direção de Arte: Nancy DonaldDesenho da Capa: Will WilsonDireção de Arte e Desenho: David Coleman e Frank HarkinsImagem referência para o desenho da capa: Bill NationLayout e Composição: Eletric Soup Imaging.Este álbum foi concebido em meio ao sucesso de "HIStory", de uma turnê mundial e da apresentação do filme "Ghosts". Pela segunda vez o conceito de arte da capa foi a partir de um vídeo (o primeiro foi em "Bad"), precisamente o de "Blood On The Dance Floor", que foi dirigido por Michael Jackson.Durante a filmagem do single Michael se tornou pai pela primeira vez e seu ânimo estava no topo. O primeiro single deste álbum foi o homônimo: "Blood On The Dance Floor", cujo título foi inspiração de Bill Bottrell, pessoa que co-produziu com Michael a canção "Earth Song", do disco "HIStory" e que cooperou no disco "Dangerous".
A direção de arte, como sempre, esteve a cargo do pessoal da Sony Music, são eles: Nancy Donald, David Coleman e Frank Harkins. Para realizar a imagem da capa convidaram o fotógrafo Bill Nation, que trabalhou com Michael em outras oportunidades. A fotografia aconteceu no estúdio enquanto era gravado o vídeo justamente com a mesma roupa vermelha que o cantor usou na filmagem do clipe.
O desenho da capa, com base na fotografia, foi encomendado a Will Wilson, um artista norte-americano nascido em 1957, em Baltimore, Maryland. Estudou na escola de arte de sua cidade natal entre 1975 e 1979, em Nova York se aperfeiçoou na Academia de Arte entre 1989 e 1990. Entre seus clientes estão Michael Jackson, Coca-Cola, Sony Music, Time Magazine, Nabisco, Discovery Channel, entre outros.
Dois dos trabalhos de Will Wilson que demonstram uma personalidade muito definidaem sua arte e que se assemelham a técnica utilizada para a capa do disco. Foi assim que Will Wilson a partir da fotografia pintou um Michael Jackson muito fiel a sua técnica que o caracteriza. Com a perna direita em posição de avançar e seu braço direito erguido com o punho fechado, com várias pulseiras em ambos os punhos e seu rosto que denota seu clássico grito de "ohhhhh...".
A técnica de Wilson é impecável, remetendo-lhe a um plano de fundo de uma cidade que mostra a olho nu a parte baixa de Manhattan, os edifícios da parte esquerda da capa (vendo de frente) pertencem ao complexo do World Trade Center. Isso porque o artista vive a maior parte de seu tempo em Nova York, daí a inspiração. O piso, que lembra os típicos bares de jazz americano, reflete de forma muito leve os prédios e outros tantos que vão emergindo debaixo deles.
Um dado interessante são as nuvens que na realidade cumprem a função de ressaltar ainda mais a figura de Jackson. Uma coisa está clara, o corpo de Michael é o objeto principal, o resto é e foi criado como seu complemento. O artista estampou sua assinatura no trabalho e pode ser vista no mosaico bege acima da palavra "Sony Music", só podendo ser lida em uma imagem maior do que a comum do compacto. Toda cena é enquadrada em fundo negro e sobre a borda superior estampa o título do álbum "Blood On The Dance Floor" em uma fonte similar a brushscript BT com reminiscências na letra tipográfica utilizada para o disco "Thriller". Tanto para "HISTORY IN THE MIX" e "MICHAEL JACKSON" utilizaram a fonte Arial, com a diferença que as letras estão mais separadas entre elas.
Na capa Michael aparece com se estivesse com o cabelo preso, quando na verdade no vídeo ele aparece com uma trança apertada. O trabalho de toda a composição final ficou a cargo da empresa Electric Soup Imaging, que se dedica à categoria de publicidades gráficas na mesma linha do estilo do artista Will Wilson. |
|