Tixa Administrador
Mensagens : 3665 Data de inscrição : 11/10/2009 Idade : 33 Localização : Quarteira
| Assunto: Capa de Thriller Sex Nov 04, 2011 10:27 pm | |
| THRILLERtradução de Bruno Fahning. Direção de Arte de Capa: Lane/DonaldFotografia do Encarte: Dick ZimmermanDesenho de Letras: Mac JamesDesenho de estilo: Valade / Design PoolDick Zimmerman é talvez o fotógrafo número um dos Estados Unidos. No ano de 1982 foi o responsável por fotografar Michael Jackson para a capa de seu álbum "Thriller", justo no momento em que o astro adquiria o status de "megaestrela mundial da música". Além deste trabalho, Dick fotografou Michael para a capa do disco "ET, O Extraterrestre", filme do diretor Steven Spielberg e foi o fotógrafo que imortalizou Jackson junto a Lisa Marie Presley, sua primeira esposa.Dick Zimmerman é um profissional muito criativo e tem em seu histórico mais de mil capas de revistas entre elas figuram Vogue, People, Us, Entertainment Weekly, entre outras e entre seus clientes estão Jane Fonda, John Travolta, Pamela Anderson, Priscilla Presley, Diane Lane, Janet Jackson, etc.
Conta o fotógrafo Dick Zimmerman que para o projeto da fotografia da capa de "Thriller" estava ele e outro profissional o qual nunca divulgaram sua identidade. Foi o próprio Michael Jackson que falou com os dois fotógrafos num estúdio de Hollywood, para escolher um deles. Michael procurava alguém criativo, mas o mais importante para ele é que o tratassem com delicadeza e consideração.
Zimmerman disse que a primeira impressão ao ver Michael foi que ele era mais alto do que pensava. Sua saudação foi um aperto de mão suave. A conversa entre ambos durou exatamente 20 minutos e se transformou em ideias sobre a capa do novo disco. O fotógrafo recebeu três dias depois uma ligação da companhia discográfica (até então CBS) onde lhe comunicaram que Michael Jackson queria ir a seu estúdio ver alguns de seus trabalhos. O astro visitou seu atelier e depois de dois dias Dick recebeu a confirmação que Jackson havia lhe escolhido como o fotógrafo de "Thriller".
Durante as duas próximas semana aconteceu reuniões criativas com Nancy Donald para escolher uma direção visual do álbum. Já no estúdio fotográfico, Michael começou a provar uma grande quantidade de roupas que Dick encomendou aos mais famosos estilistas de Los Angeles. Após uma hora, Michael não conseguia se decidir. Zimmerman se assustou por um momento, mas no fim a escolha foi um terno branco.
Nas conversas prévias decidiram que uma das fotografias fosse com um filhote de tigre. Trouxeram um de apenas seis semanas e a fotografia foi utilizada para o interior do encarte. Michael adora animais, mas estava muito nervoso temendo que o filhote lhe arranhasse o rosto, impossibilitando-o seguir com a sessão fotográfica.
Tudo saiu como esperado e em seis horas centenas de fotos foram tiradas. Durante os intervalos, Michael realizava seus passos de dança em frente a um grande espelho colocado no provador de roupas. Durante o almoço ele trouxe comida vegetariana de um restaurante da Third Avenue, cujo cozinheiro seria posteriormente seu chef particular.
Dick Zimmerman concordou que apenas revelaria as fotos e as levaria ao estúdio de gravação onde Jackson estava trabalhando. Após quatro dias ele levou as fotografias em slide para melhor aprecia-las. Michael com muito bom humor começou a observá-las, para ele todas estavam muito boas e pediu a ajuda de seu produtor Quincy Jones. Este pegou os slides e sem nenhuma hesitação apontou imediatamente para uma e disse "Esta é a capa". O fotógrafo nunca viu uma pessoa escolher tão rápido, e era uma boa opção, pois escolheu uma fotografia que estampou 104 milhões de vezes até a atualidade em diferentes formatos e no disco mais vendido da história da música.
Em seguida foi a vez de Mac James, responsável por compor as letras que acompanhariam a capa. Para isso escolheu uma letra itálica para o texto "Michael Jackson Thriller". As duas primeiras palavras começam com um tom rosado e vai se transformando em um suave bege até "Mich" e "Jac", após a metade de ambas as palavras muda para um branco e nas últimas letras volta em sentido contrário. "Thriller" aparece com um tamanho menor do nome do artista e muito mais estilizado. No seu começo predomina um bege suave, depois o branco, para no fim voltar à cor original. Uma espécie de lâmpada não definida outorga uma luz branca ao texto o que provoca que o branco predomine em seu contorno e na parte central da legenda.
Outra Sessão
Dick Zimmerman após a capa de "Thriller" voltou a fotografar Michael em uma ocasião muito especial. Foi em uma sessão fotográfica de Jackson e sua primeira esposa Lisa Marie Presley que aconteceu no apartamento que o casal ocupou durante seus primeiros meses de casados na Trump Tower de Nova York. Conta o fotógrafo que conhece Michael desde 1982 e a Lisa desde quando era uma criança, já que é fotógrafo de sua mãe, Priscilla Presley, desde quando ela tinha 18 anos. A produção fotográfica levou três horas para ficar pronta, Dick trabalhou sem assistentes. Michael e Lisa posaram durante uma hora, e depois por mais meia hora. Foram nove rolos de fotografias no total. Zimmerman as revelou as 23h00 do mesmo dia. Michael marcou um "x" nas fotos que gostou para publicá-las.
O Leilão do Terno Branco
O terno branco que Michael Jackson utilizou para a capa do álbum "Thriller" foi leiloado em 2001 mediante a HobbyRat, uma companhia dedicada a leilões pela internet. A roupa que pertencia ao fotógrafo Dick Zimmerman e não a Michael Jackson foi posta a venda com um lance inicial de 10 mil dólares e chegou a ser arrematada por 25 mil dólares. |
|